FELIZ ANIVERSÁRIO

Fernanda Montenegro: conheça mais a atriz brasileira aclamada internacionalmente

Aos 94 anos, a integrante da Academia Brasileira de Letras coleciona histórias de sucesso

A atriz Fernanda Montenegro.Créditos: /Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en CULTURA el

O dia 16 de outubro é marcado como o aniversário da atriz brasileira, integrante da cadeira número 17 da Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira mulher a tomar tal posto. Fernanda Montenegro, que completa seus 94 anos, é um ícone da cultura brasileira.

Embora Fernanda tenha estabelecido uma carreira sólida e seja aclamada nas telas de cinemas e televisões, a artista iniciou seus trabalhos muito jovem, aos 15 anos, como redatora e locutora de rádio.

Na época, ela era mais conhecida pelo seu nome de batismo: Arlette Pinheiros Esteves da Silva. A adolescente, que já demonstrava talento para interpretar personagens desde a infância, quando participava de peças teatrais na igreja, é filha de uma dona de casa e de um mecânico.

A desenvoltura de Fernanda Montenegro acabou lhe rendendo um contrato com a extinta TV Tupi, como a primeira atriz da emissora. Essa oportunidade foi marcada como o início de seu sucesso. 

Em 1952, apenas um ano após assinar seu primeiro contrato, ela se casou com o produtor, diretor e também ator, Fernando Torres. O casal de artistas embarcou em diversos projetos e peças juntos a partir de então, como a peça teatral "O Mambembe", primeira montagem realizada pela companhia "Teatro dos Sete", criado pelos dois seus amigos Luciana Petrucelli, Alfredo Souto de Almeida, Ítalo Rossi, Gianni Ratto e Sérgio Britto.

Fernanda já recebeu todos os prêmios nacionais referentes à atuação, do teatro e ao cinema. Sua primeira conquista foi o Prêmio Saci, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, sendo o mais almejado da categoria, na época.

No ano de 1999, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar por sua atuação no longa "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles, marcando-a como a única atriz brasileira a ser indicada ao prêmio. Já em 2013, saiu vitoriosa do Prêmio Emmy Internacional, classificada como "Melhor Atriz", pelo trabalho especial de fim de ano "Doce de Mãe", produzido pela Rede Globo.

As obras mais importantes da carreira de Fernanda Montenegro

Dentre dezenas de espetáculos colecionados ao longo de sua trajetória, algumas produções se destacam na vida de Fernanda Montenegro. A atriz, que atingiu públicos internacionais, pode ter sua carreira observada de acordo com o amadurecimento de seus trabalhos.

A Moratória

Peça teatral de autoria de Jorge Andrade e com a estreia datada em 1954, "A Moratória" foi a grande responsável por presentear a interpretação de Fernanda com o Prêmio Saci, na edição de 1955.

O Beijo no Asfalto

O espetáculo, entregue à companhia de teatro de Fernanda em 1960, só saiu do papel graças à insistência da atriz para que Nelson Rogrigues produzisse um texto inédito. A peça se tornou referência e foi inspiração para outras três releituras. A última, feita em formato de filme, em 2018, e que carrega o nome original, contou com encenações de Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro e Débora Falabella.

Fedra

A montagem Fedra, de 1986, não pode deixar de ser citada pois, a partir dela, Fernanda recebeu atenção de críticos e do público internacional. O tom crítico da peça abriu discussão sobre questões feministas, vistas, na época, como pioneiras, tais quais os papéis sociais impostos e as verdadeiras vontades das mulheres. 

The Flash and The Crash Days

Além de ser um desafio devido ao enredo da história, que abordava temas polêmicos como a masturbação, o homicídio e a rivalidade entre mãe e filha, a peça teatral continha, no elenco, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, sua filha caçula. 

Dias Felizes

Marcada como a última vez em que Fernanda Montenegro e seu marido contracenariam juntos, as apresentações possuíam uma sensibilidade que atravessava os palcos. De acordo com Fernanda, o papel de Torres o deixava "horrorizado", devido às similaridades entre a situação da personagem e do ator.

Nelson Rodrigues por Ele Mesmo

Por fim, a peça que resgata a colaboração e a intimidade desenvolvida por Fernanda e Nelson, autor muito referenciado ao longo da carreira da atriz, também faz parte do retorno da artista aos palcos, após um longo período afastada.