PRÊMIO CAMÕES

Lula vai entregar Prêmio Camões para Chico Buarque no dia da Revolução dos Cravos

Bolsonaro se recusou a chancelar premiação em 2019; Chico, na época, disse que atitude era um segundo Camões para ele

Chico e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en CULTURA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai entregar o Prêmio Camões ao compositor e escritor Chico Buarque em Lisboa, durante as comemorações da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril.

O prêmio, que é um dos principais da língua portuguesa, foi concedido a Chico em 2019. Na época, no entanto, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o documento que chancela a premiação por parte do governo brasileiro.

Bolsonaro ironizou a escolha do júri e disse que até 2026 assinaria o prêmio. Chico Buarque afirmou então nas redes sociais que "a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”.

O Prêmio Camões

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 com a intenção de homenagear a autora ou autor de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural" do idioma. Já foram premiados nomes como Silviano Santiago, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e José Saramago.

Lula vai aproveitar convite do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, para viagem oficial para Lisboa no aniversário da Revolução dos Cravos (25 de abril) para também encerrar a polêmica sobre o Prêmio Camões.

O Palácio do Planalto e o Itamaraty confirmaram que o evento está marcado para ocorrer na capital portuguesa, de acordo com a coluna de Jamil Chade.