SURPRESA

Ator descobre que é autista ao interpretar personagem com autismo

Victor Ferreira integra o elenco de “Use Sua Voz”, série da HBO Max, e se identificou com as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O ator Victor Ferreira.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A vida imita a arte. A frase icônica do escritor, poeta e dramaturgo irlandês, Oscar Wilde, se encaixa muito bem no caso do ator curitibano Victor Ferreira.

Ele integra o elenco de “Use Sua Voz”, série da HBO Max. Durante a produção, ele descobriu que é autista ao interpretar o personagem Arthur, diagnosticado com o transtorno.

“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum, e foi por meio dessas afinidades que descobri meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA [transtorno do espectro autista]. Por isso, tenho muito a agradecer a esse personagem”, relatou o ator, em entrevista ao site Metrópoles.

Eu sou autista. E, quando você assiste o Arthur percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porque o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro”, destacou Victor.

Ele comentou, nas redes sociais, a respeito da descoberta do autismo e falou sobre o medo de não ser selecionado para novos trabalhos por causa do diagnóstico.

“Como ator, conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho. Mas acabei descobrindo que vários outros atores, cineastas e atrizes com quem trabalhei também estão dentro do TEA, mas não falam sobre pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, acrescentou.

Temas