Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de setembro de 2019, 13h09

Ancine volta atrás e cancela ajuda de custo para dois filmes com temática LGBT

A agência cancelou “concessão de apoio financeiro” para dois filmes nacionais – "Greta" e “Negrum3” –, participarem do Festival Internacional de Cinema Queer, que começa na próxima sexta-feira em Lisboa

Foto: Aline Belfort/Divulgação

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) cancelou uma “concessão de apoio financeiro” para dois filmes nacionais – “Greta” e “Negrum3” –, participarem do Festival Internacional de Cinema Queer, que começa na próxima sexta-feira (20), em Lisboa (PT).

O termo de permissão, concedido pela agência no final de agosto, dava aos produtores uma ajuda de custo de R$ 4,6 mil para cada um participar do evento. A agência mudou de ideia e rescindiu o termo.

A temática dos dois filmes tem tudo o que o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) manifestamente não gosta de ver nas telas: negritude e homossexualidade:

“Negrum3” tem este resumo oficial: “Entre melanina e planetas longínquos, Negrum3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um filme‐ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora”.

“Greta”, estrelado por um dos maiores atores do Brasil, Marco Nanini, foi selecionado para o Festival de Berlim deste ano. No filme, Nanini interpreta um enfermeiro homossexual que é fã ardoroso de Greta Garbo.

A atitude da Ancine no caso destes dois filmes revela que a recente troca de comando na agência — Christian de Castro foi afastado da presidência por força de decisão judicial e Alex Braga assumiu — parece não ter afetado a caminhada da agência para a rota conservadora, segundo comentário de Lauro Jardim.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum