Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de novembro de 2019, 16h13

Cantora maranhense Patativa lança clipe de animação. Veja aqui

Com roteiro de Faria e Zeca Baleiro, o clipe retrata as ruas e as rodas de samba de São Luís

Foto: Divulgação

A faixa que dá nome ao segundo disco da sambista maranhense Patativa, “Sou de Pouca Fala”, foi a escolhida para um clipe, que também funciona como lyric video, criado em animação por Marcos Faria. Com roteiro de Faria e Zeca Baleiro, o clipe está rodando no YouTube e retrata as ruas e as rodas de samba de São Luís, entre outras referências de Patativa.

Apesar de se dizer sambista, Patativa é uma compositora versátil, que compõe em vários gêneros. Neste novo álbum ela traz cacuriá (“Pega Maum”, com participação de Rosa Reis e Camila Reis), mina (“No Pé da Minha Roseira”) e xote (“Não Faço Nada sem Poder”, no qual divide os vocais com Zeca Baleiro).

A artista de 82 anos costuma chamar suas criações de “sambas de bêbado”, por serem curtos e fáceis de aprender. Autora de mais de cem composições, perdeu na informalidade muitas de suas criações. Agora outra parte da obra fica registrada, se somando ao disco de estreia “Ninguém é melhor do que eu”, lançado também pela Saravá Discos.

Gravado em São Luís (MA), “Sou de Pouca Fala” tem arranjos e direção musical de Luís Junior Maranhão, que divide a produção do álbum com Zeca Baleiro.

Patativa

A compositora Maria do Socorro Silva ganhou o apelido de Patativa “ainda bem novinha”, como ela mesmo conta. Um amigo disse que ela parecia o pássaro, que gostava de cantar noite e dia. A princípio ela se zangou, mas a alcunha acabou pegando.

Natural de Pedreiras, no interior do Maranhão, mesma cidade natal de João do Vale, a fama de Patativa corre longe. Tem muitos sambas conhecidos e cantados a plenos pulmões em rodas informais em feiras e bares da cidade de São Luís, para onde se mudou aos 10 anos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum