sábado, 31 out 2020
Publicidade

Chico Buarque e Gilberto Gil gravam canção sobre a pandemia para série “Sob Pressão”, da Globo

Série faz comovente defesa da saúde pública na voz do personagem Evandro, interpretado por Julio Andrade. Ouça aqui

Gilberto Gil e Chico Buarque lançaram, nesta terça-feira (13), a canção “Sob Pressão”, de Gil e Ruy Guerra, para os dois episódios especiais da série “Sob Pressão – Plantão Covid”. A música, que foi mantida inédita até a exibição do programa, faz insinuações aos que duvidam da pandemia: “Mesmo que os tontos blefem com a morte, num jogo de verdades e mentiras / Um jogo duplo de azar e sorte / A ciência abre as suas asas”.

No vídeo, imagens dos intérpretes revezam com cenas dos dois episódios que, ao final, faz uma contundente defesa da saúde pública e da ciência, na voz do herói da série, Evandro (Julio Andrade), que foi contaminado pelo Coronavírus e quase morreu.

“Quem trabalha aqui dentro vê a vida de outra maneira. A gente precisa defender a saúde pública. A gente precisa acreditar na ciência. Só assim teremos um mundo mais justo”, diz Evandro.

“A febre, seus fantasmas, seus terrores […] A besta avança pelos corredores / O médico caminha com cautela / Estuda as artimanhas do inimigo / A enfermeira brava vence o medo / Pouco lhe importa a extensão do perigo […] Só sei que é preciso acreditar / Fazemos todos parte dessa história / Mesmo que os tontos blefem com a morte, num jogo de verdades e mentiras / Um jogo duplo de azar e sorte / A ciência abre as suas asas / A esperança à frente como um guia / Com São João na reza, a pajelança / A intervenção de Xangô na magia […] O sol da aurora secando o pulmão […] Desembarcar do trem da pandemia Pra fazer da rima arredondada / O rompante final de uma alegria / Vamos em frente amigo, vamos embora / Vamos tomar aquela talagada, vamos cantar que a vida e só agora ]…]”

Julinho Bittencourt
Julinho Bittencourt
Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.