Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 16h39

Duo Burajiru interpreta em disco a obra para viola de Ricardo Tacuchian

No ano em que se comemora seus 80 anos, regente e compositor Ricardo Tacuchian tem toda sua obra escrita para viola gravada pelo Duo Burajiru

Foto> Sérgio Alberto/Divulgação

Acaba de ser lançado o CD “Tacuchian e a Viola”, reunindo toda a obra do compositor e regente Ricardo Tacuchian para o instrumento, interpretado pelo Duo Burajiru – formado pelo violista Fernando Thebaldi e pela pianista japonesa Yuka Shimizu.

Foto: Divulgação

Abrindo o CD, “Toccata para Viola e Piano” foi escrita por solicitação do violista Juan Sarudiansky a quem a obra foi dedicada, tendo feito sua estreia, em 1985, no Rio de Janeiro, com Elza Gushikem ao piano. De forma ternária, suas partes extremas (Allegro) exploram a virtuosidade da viola, com uma pulsação em estilo de moto continuo. A curiosidade, nesta gravação, é que Sarudiansky, na ocasião da estreia da obra, era o Professor de Viola do então estudante Fernando Thebaldi que esteve presente na audição de seu mestre.

Composta em 2004, “Xilogravura” foi criada por encomenda do violista Savio Santoro e escrita sobre o Sistema-T, uma ferramenta de controle das alturas, criada pelo compositor nos fins da década de 1980. A estreia da obra foi feita pelo próprio violista com a pianista Tamara Ujakova, no ano seguinte de sua criação, no Rio de Janeiro. Segundo Tacuchian, “os cortes fortes gravados na madeira bruta são traduzidos musicalmente pelo impulso rítmico que predomina nesta peça” e complementa: “as alternâncias entre o moto continuo e as passagens líricas e reflexivas simbolizam a diversidade de imagens que os gravadores conseguem em suas xilogravuras com vários matizes emocionais”.

Em três movimentos, “Trio das Águas” foi composta em 2012, também baseada no Sistema-T, e dedicado ao Terra Brasilis Trio (André Zocca, clarineta; Valdeci Merquiori, viola; Ana Carolina Sacco, piano) que fez a première em Vinhedo, SP, no ano seguinte à sua composição. Aqui, a obra de Tacuchian ganha o registro pelo prestigiado clarinetista Cristiano Alves.

De 2015, “Tomilho”, dedicada a Fernando Thebaldi – que fez sua première, no Rio de Janeiro, em 2017 – faz parte da Série Especiarias, peças para instrumentos solo, sem acompanhamento, construídas sobre o Sistema-T. Cada peça tem o nome de um tempero e é dedicada a um instrumentista amigo do compositor. As peças desta Série foram escritas para os instrumentos da Orquestra, além de outros como o violão, o cravo e o cavaquinho.

Sua obra mais recente, “Cinco Miniaturas para Viola e Piano”, de 2018, foi escrita especialmente para o Duo Burajiru, depois do sucesso obtido em sua estreia em Rotterdam e sua carreira seguinte, dedicada principalmente à Música do Brasil. O compositor optou por escrever cinco pequenas peças monotemáticas, com caráter contrastante entre si.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum