Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de dezembro de 2018, 14h04

Em São Paulo, Sarau da Cooperifa celebra 30 anos de carreira do poeta Sérgio Vaz

 Poeta é cofundador do sarau que recebe cerca de 200 pessoas no Jardim Guarujá (zona sul de SP) às terça-feiras

(Foto: Divulgação)

Escritores, amigos e admiradores do poeta Sérgio Vaz celebram, no dia 11 de dezembro, no sarau da Cooperifa, os 30 anos da carreira do poeta. Sérgio Vaz é um  grande incentivador da literatura na periferia  é autor de oito livros: “Subindo a ladeira mora a noite” (1992), escrito com Adrianne Muciolo, “A margem do vento” (1995), “Pensamentos vadios” (1999, “A poesia dos deuses inferiores” (2004), “Colecionador de pedras” (2006), “Cooperifa – Antropofagia Periférica” (2008), “Literatura Pão e Poesia” (2011) e “Flores de alvenaria” (2016).

Ainda em dezembro, o poeta receberá mais uma homenagem: o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que será entregue para Sérgio Vaz pelo reconhecimento da importância de sua trajetória e obra.

Vaz fundou a Cooperifa em 2001, em Taboão da Serra (Grande São Paulo), e hoje recebe cerca de 200 pessoas no bar do Zé Batidão, no Jardim Guarujá (zona sul de São Paulo) às terça-feiras, às 20h45, sempre apinhado de gente.

Na Cooperifa, ele e outros poetas declamam suas poesias. O movimento que criou se espalhou pela cidade e influenciou dezenas de outros saraus que começaram a surgir e a ocupar bares e espaços públicos onde trabalhadores de todas as quebradas se encontram para declamar poesia.

Na sequência, vieram o “Cinema na Laje”, o “Café Literário”, o “Poesia no ar”. Recentemente, ele circula nas escolas públicas das periferias do país com o projeto “Poesia contra a violência”, debatendo cultura e cidadania com adolescentes.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum