#Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de outubro de 2019, 20h30

Frei Sérgio lança ebook e reflete sobre “O futuro das sociedades democráticas”

“Parece haver poucas dúvidas de que os sistemas democráticos construídos na civilização ocidental nos últimos séculos apresentam graves sintomas de crise”, comenta o autor

Frei Sérgio Görgem - Foto: Ricardo Stuckert

Em meados de 2019, Frei Sérgio Görgem, religioso franciscano e militante social, foi desafiado pela comissão editorial da série Cadernos da Estef (Revista Semestral da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana) a escrever um texto refletindo o futuro das sociedades democráticas. Dessa reflexão, publicada pela universidade, deriva o novo ebook do religioso.

“Parece haver poucas dúvidas de que os sistemas democráticos construídos na civilização ocidental nos últimos séculos apresentam graves sintomas de crise, esgotamento, coqueluches autoritárias, espasmos ditatoriais, regressões civilizatórias e novos desafios para sua sobrevivência histórica”, aponta Görgen.

Últimos dias para você apoiar a grande reportagem da Fórum no rastro do Óleo das Praias do Nordeste. Bora contribuir!

A reflexão proposta aponta para um norte do qual derivam diversas variáveis: uma grave crise civilizatória que envolve crises de fundo como ética, ecológica, climática, financeira, econômica, política, crise dos estados nacionais, nas relações de poder entre as nações, disputas intensas pelos bens comuns da humanidade (chamados pelo capital de “recursos naturais”), riscos de guerras fratricidas e colapso dos mecanismos internacionais de mediação.

“Desentranhar a natureza e as causas profundas dessas crises e dessas tentações regressivas, e as novas contradições e conflitos que se colocam para o avanço das democracias e da superação das desigualdades nas sociedades contemporâneas é o desafio fundante que se coloca para o prolongamento na história das formas democráticas de gestão dos estados, do controle da economia, da garantia da liberdade, do acesso aos meios de sobrevivência, do respeito às diferenças, enfim, das regras básicas que preservam a convivência minimamente civilizada entre os seres humano no mundo”, pondera o autor.

Foto: Reprodução

Caminho

O livro “O futuro das sociedades democráticas” levanta a seguinte questão: “A humanidade encontrará seu caminho para viver bem regredindo às formas autoritárias e ditatoriais do exercício do poder político ou radicalizando e ampliando as formas de participação decisórias coletivas, portanto, ampliando e aprofundando as formas de exercício da democracia?”.

A publicação está disponível para download gratuito na página do Instituto Cultural Padre Josimo. Link: https://padrejosimo.com.br/loja/produto/o-futuro-das-sociedades-democraticas/

Com informações do colaborador Marcos Antonio Corbari, jornalista e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum