Lula participa de sessão especial de “Marighella” no Sindicato do Metalúrgicos

A apresentação será fechada ao público e, além de Lula, estarão presentes Fernando Haddad, outras lideranças políticas, parte do elenco e a neta do protagonista, Maria Fernandes Marighella

Wagner Moura e o cartaz de Marighella - Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O ex-presidente Lula (PT) confirmou presença, nesta sexta-feira (3), em uma sessão especial do filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura. A exibição será no tradicional Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, local muito especial para o petista.

O filme retrata os últimos anos de vida de Carlos Marighella (1911-1969), deputado, escritor e guerrilheiro, que lutou contra a ditadura militar imposta pelo golpe de 1964. A atividade terá início às 17 horas e será aberto à imprensa por meio de credenciamento.

A apresentação será fechada ao público e, além de Lula, estarão presentes à exibição o ex-ministro Fernando Haddad (PT), outras lideranças políticas, parte do elenco, além da neta do protagonista, Maria Fernandes Marighella.  

De acordo com o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, exibir “Marighella” na sede da entidade é uma celebração à democracia e uma reverência a todos que lutaram por direitos e por liberdade.

“O filme retrata um período em que pessoas corajosas se insurgiram para defender os direitos que temos hoje. Marighella, com sua história e trajetória, representa todos os companheiros e companheiras, anônimos, inclusive muitos metalúrgicos e metalúrgicas, que lutaram contra a ditadura”, disse o sindicalista.

Presidente dos Metalúrgicos diz que “não existe democracia sem conhecer a história”

“Não existe democracia ou construção da cidadania sem conhecer a história, sem reverenciar aqueles que lutaram pela pelos direitos hoje conquistados pela classe trabalhadora e pela sociedade”, destacou Wagnão.

Protagonizado por Seu Jorge, o filme é uma adaptação do livro “Marighella, O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, do escritor e jornalista Mário Magalhães. Marighella foi considerado na época um dos “inimigos número 1” da ditadura e assassinado pelo regime em 1969.

Na primeira semana, Marighella já era o filme nacional mais assistido do ano

De acordo com o Filme B, considerado o maior portal especializado no mercado de cinema do Brasil, “Marighella”, de Wagner Moura, que estreou no início de novembro, na primeira semana já era o filme brasileiro mais assistido de 2021.

O longa, que conta a história do guerrilheiro Carlos Marighella, que lutou contra a ditadura militar no Brasil na década de 70, teve 36,7 mil espectadores em seus quatro primeiros dias de exibição.