Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de junho de 2019, 09h32

‘Marighella’, de Wagner Moura, deve estrear em 20 de novembro no Brasil

De acordo com Kleber Mendonça Filho, Moura anunciou a estreia do filme no Brasil após exibição em Sydney, na Austrália; notícia vem após o diretor relatar temor de voltar ao Brasil e lançar seu longa sobre o guerrilheiro brasileiro por tensões políticas

Wagner Moura e Seu Jorge, em set de filmagens de Marighella (Divulgação)

O diretor de cinema Kleber Mendonça Filho informou através de seu Twitter, neste domingo (9), que o filme ‘Marighella’, de seu colega Wagner Moura, estreará em 20 de novembro no Brasil através da produtora Paris Filmes. O anúncio teria sido feito pelo próprio diretor do longa durante a exibição do filme no Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.

Tensão política 

Alvo de ameaças de grupos neofascistas ainda durante as gravações, o filme que narra a vida de Carlos Marighella, guerrilheiro brasileiro de esquerda e símbolo da resistência contra a ditadura militar, estreou em fevereiro e foi aplaudido de pé no Festival de Berlim. A partir de então, a obra começou a rodar o mundo, mas a estreia no Brasil ainda era incerta.

Na semana passada, em entrevista The Daily Telegraph, Wagner Moura explicou a situação e se disse com temor de voltar ao seu país.

“Pela primeira vez na vida, senti que poderia estar em perigo”, disse.

Durante a entrevista, o ator confirmou que a produção é considerada uma “ameaça” para os distribuidores de filmes brasileiros, pois “tem uma conexão clara” com a atual situação política nacional. “Eu estava preparado para o filme polarizar as pessoas e para as críticas, mas não estava preparado para nossos distribuidores não terem coragem de lançar o filme”, declarou.

Saiba mais aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum