Oficinas de Contação de Histórias abordam temas indígenas e africanos

O curso tem como intuito fazer uma introdução à prática de contação de histórias a partir da visão e oralidade africana e de povos indígenas

Rosana Borges. Foto: Joice Rodrigues
Escrito en CULTURA el

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de Contação de Histórias, que acontecerão virtualmente de 24 a 27 de maio. O curso tem como intuito fazer uma introdução à prática de contação de histórias a partir da visão e oralidade africana e de povos indígenas.

Serão duas oficinas, onde cada participante poderá investigar possíveis caminhos e refletir sobre elementos importantes para narrar uma história. Podem participar professores, artistas, estudantes e público em geral. As inscrições ficam abertas até 19 de maio pelo link: https://forms.gle/hBQbk8YCBy9Bho6LA 

Uma das oficinas, Sensibilização para a arte de contar histórias, será conduzida por Rosana Borges e terá como ponto de partida a cosmovisão e a oralidade como transmissão de saberes dos diversos povos indígenas.

Na oficina Contação de Histórias Pretas Literatura de Erê, a pedagoga Niní Kemba Náy?? irá apresentar habilidades múltiplas para a realização de contação de histórias infantis da literatura negra. O centro das contações será a oralidade africana inspirada nos Djelis e Djelimussos do Mali, Povo Mandinga. 

Os livros apresentados e utilizados nesta oficina fazem parte de um universo racial em que as crianças negras se veem inseridas como belas, inteligentes, potentes e com sua própria história de sucesso e ancestralidade.

O projeto é realizado pelo Artium Educativo, setor do Instituto Artium de Cultura, que tem promovido diversas ações de formação para professores, estudantes, artistas e educadores durante a pandemia. Todos os eventos são online e gratuitos.

Rosana Borges

Rosana Borges Silva é contadora de histórias, mediadora de leitura e atriz. Integra o Coletivo Cafuzas, que desde 2014 pesquisa e desenvolve projetos e apresentações de narração com foco em temáticas relacionadas aos povos indígenas e africanos. Desde 2017 ministra oficinas de contação de histórias e mediação de leitura.

Niní Kemba Náy??

Pedagoga de formação acadêmica, pesquisadora autônoma da literatura negro-africana infantil, contadora de histórias pretas, consultora pedagógica, alfabetizadora e afro empreendedora na LiteAfroInfantil.

Serviço

24 e 26 de maio - 19h às 21h - oficina Sensibilização para a arte de contar histórias

25 e 27 de maio - 19h às 21h - oficina Contação de Histórias Pretas Literatura de Erê

Inscrições: https://forms.gle/hBQbk8YCBy9Bho6LA