Orquestra da USP e padre Júlio Lancelotti fazem vídeo para arrecadar doações

O projeto conta ainda com a participação de MCs, rappers, poetas de slam e performers de dança; veja como doar; assista aqui

Publicidade

O curta “Olho da Rua”, produzido pela Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi lançado nesta segunda-feira (21), no canal da orquestra no YouTube. O projeto, que conta com a parceria do padre Júlio Lancelotti e a participação de MCs, rappers, poetas de slam e performers de dança, tem como objetivo arrecadar recursos para ajudar a população de rua.

Todo o dinheiro arrecadado será doado para a Pastoral de Rua, dirigida pelo padre Júlio Lancelotti. “Temos realmente que agir, colaborar, fazer a diferença. Continuar focados em nossos trabalhos da mesma maneira que sempre fizemos não é um mérito, é estar indiferente ao que está acontecendo fora da bolha em que vivemos. É continuar na zona de conforto, é se omitir”, enfatiza Jardim. “Neste momento, sermos apenas empáticos já não está adiantando”, completa o maestro.

Além da Ocam, participam da produção o Coral Paulistano Mário de Andrade, o rapper Kamau, o MC Lucas Afonso, as poetas de slam Luz Ribeiro e Mel Duarte, performers de dança e o padre Júlio Lancelotti, conhecido pelo trabalho de anos em favor da população que vive nas ruas. A concepção do curta e a direção artística são de Jardim, enquanto a produção é da Tilt Rec e da Bicho, com coprodução da Porqueeu Filmes.

Segundo o maestro, a iniciativa para a campanha surgiu quando percebeu que as ações feitas pela Ocam no ano passado não eram mais suficientes. Em 2020, a orquestra produziu quatro audiovisuais, com diferentes parceiros: Temos Por Quem LutarInumeráveisPai Grande e Raízes Profundas. “Todos esses audiovisuais foram obras engajadas com o momento histórico brasileiro”, diz Jardim.

“Dada a gravidade da situação nas ruas, precisávamos agir efetivamente. Foi quando decidi fazer essa campanha para angariar fundos para a população em situação de rua, cada vez maior em nossa cidade”, relata o maestro. “Procuramos diretamente o padre Júlio Lancelotti, uma figura emblemática no socorro aos moradores de rua. Contei para ele o que imaginava e ele foi muito receptivo e agradeceu pela ajuda.”

O curta-metragem Olho da Rua está disponível no canal do Youtube da Ocam. Mais informações podem ser obtidas nos canais da orquestra no Instagram e no Facebook. As doações para a campanha podem ser feitas através do Pix 63.089.825/0097-96 e por depósito em conta bancária (Banco Bradesco, agência 0299, conta corrente 034857-0, CNPJ 63.089.825/0097-96), em favor da Paróquia São Miguel Arcanjo da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Para mais informações, acesse o Jornal da USP

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR