O que o brasileiro pensa?
12 de dezembro de 2019, 14h50

Rechaçado por movimentos culturais de São Paulo, André Sturm assume secretaria do Audiovisual

Convite foi feito por Roberto Alvim em encontro na Fiesp promovido por Paulo Skaf. Sturm aceitou na hora

André Sturm (Foto: Reprodução/YouTube)

A secretaria do Audiovisual do governo federal já tem um novo mandatário e nenhuma novidade. Após a exoneração, nesta quarta-feira (11), de Katiane Gouvêa, a Katiane da Seda, que durou apenas duas semanas no cargo até ser defenestrada por “irregularidades” na sua campanha eleitoral, quem assume agora é André Sturm, ex-secretário municipal de Cultura do prefeito João Doria,

O convite foi feito pelo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, em um almoço realizado nesta quinta (12), em São Paulo na Fiesp e, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, Sturm aceitou na hora.

O encontro foi promovido por Paulo Skaf.

Gestão tumultuada

A gestão de Sturm durante o mandato de Doria na cidade de São Paulo foi, no mínimo, tumultuada. Movimentos e coletivos de cultura, incluindo a Frente Única de Cultura de São Paulo, chegaram a ocupar, em maio de 2017, a sede da secretaria municipal de Cultura. A ocupação veio depois de um protesto na Praça das Artes contra o congelamento do orçamento da pasta de Cultura e contra o “autoritarismo” do atual secretário, André Sturm.

Sturm foi flagrado, na época, ameaçando “quebrar a cara” de um agente cultural. Os manifestantes pediram a saída do secretário da pasta.

Assédio sexual

No início de 2018, um áudio gravado por Lara Pinheiro, então assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura da gestão Doria, acusava o secretário de Cultura da cidade, André Sturm, de assédio. Ela diz textualmente que ele a estaria demitindo porque não aceitou ter relação sexual com ele no Canadá, para onde foram juntos a trabalho e onde ele teria reservado apenas um quarto de hotel.

Sturm só deixou o cargo um ano depois, em janeiro de 2018, já no governo de Bruno Covas, para dar lugar ao fundador do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alê Youssef.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum