OPINIÃO

Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases agora na Fórum – Por Walter Barretto Jr.

O livro é um registro dessa triste fase da política. Sua principal função, nesse momento, é colaborar com a disseminação de conhecimento para uma reflexão pública sobre o projeto político da extrema direita brasileira.

Jair Bolsoaro e o livro de Walter Barreto Jr..Créditos: Youtube/ Divulgação
Escrito en DEBATES el

Eu sou Walter Barretto Jr., baiano, soteropolitano. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano com o tema Economia Compartilhada e doutorando estudando a Renda Básica. Arquiteto e Urbanista pela UFBA, empresário do setor de shopping center e Conselheiro do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/BA). Nas horas vagas sou pintor com curso no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Tive o prazer de ser convidado pela Fórum para escrever para vocês, ilustres leitores, sobre o livro que publiquei pela Geração Editorial: Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases. Ele agora estará disponível para download em todos os meus textos aqui na Fórum – baixe ao final desse artigo.

O nosso livro é um registro histórico dessa triste fase da política contemporânea brasileira. A sua principal função, nesse momento, é colaborar com a disseminação de conhecimento para uma reflexão pública sobre o projeto político da extrema direita brasileira, que surge em linha com movimentos extremistas e intolerantes verificados em diversos países do mundo.

Para as frases que serão aqui publicadas, de Bolsonaro e seus seguidores, proponho uma leitura para além delas. É preciso compreender a mensagem implícita. Lidas e interpretadas, cada uma delas, será possível perceber desconfortavelmente aonde chegamos. Espera-se que persista a incômoda pergunta de como permitimos isto!

Sim, vivemos estes tempos horríveis. Fomos obrigados a deglutir com asco as frases de Bolsonaro e seus seguidores, enquanto a vida se tornava insuportável. Precisamos retroagir séculos para reafirmar Copérnico, Galileu, Oswaldo Cruz, o estado laico, Darwin, Freud e tantos avanços civilizatórios que julgávamos sacramentados no passado longínquo.

A todos, desejo, dentro do possível, uma boa leitura!

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases