BIOECONOMIA

Combate ao desmatamento ilegal amplia oportunidades para a bioeconomia - Por João Freire

Brasil vai sediar os debates da Iniciativa Global de Bioeconomia do G20 este ano

Créditos: Agência Brasil
Por
Escrito en DEBATES el

O potencial de mercado da sociobiodiversidade da Amazônia é de US$ 2,5 bilhões ao ano e pode alcançar US$ 8,1 bilhões até 2050, segundo estimativa do governo federal. A bioeconomia permite conciliar o desenvolvimento regional com a preservação da maior floresta tropical do planeta.

No início de fevereiro, foi realizado o primeiro de três encontros preparatórios para a Iniciativa Global de Bioeconomia do G20. Estas reuniões vão subsidiar os debates oficiais da Iniciativa Global de Bioeconomia, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que terá em março seu primeiro encontro virtual.

“Bioeconomia é um tema muito estratégico para que possamos promover desenvolvimento social, preservação ambiental e toda a atividade de indústria e economia do país”, afirma o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco.

Oportunidade para o desenvolvimento

O cenário é favorável para a expansão das atividades econômicas sustentáveis. Em janeiro, foi registrada uma queda de 60% no desmatamento na Amazônia em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Imazon, fato verificado pelo décimo mês consecutivo.

O desmatamento é o principal responsável pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) no Brasil e gera impacto negativo na biodiversidade, na oferta de água e na geração de energia.

O Brasil é detentor de cerca de 20% da biodiversidade do planeta, a maior do mundo, o que deve ser visto como um ativo econômico com muitas oportunidades de negócios. A conservação da floresta viva é essencial para que o país avance na descarbonização da economia e na geração de renda para as quase 30 milhões de pessoas que habitam a região amazônica. 

“A manutenção da floresta viva consolida a matéria-prima, o arcabouço onde vai se dar a bioeconomia, que é onde o Brasil apresenta as maiores potencialidades. Se a gente perder esse capital natural da floresta, a gente vai perder um dos nossos grandes diferenciais em relação a outros locais do mundo”, explica o gerente de Recursos Naturais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Cardoso.

O que é bioeconomia?

Bioeconomia consiste no estudo dos recursos naturais aliado à utilização de novas tecnologias com o propósito de criar produtos e serviços mais sustentáveis. A bioeconomia está presente na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos, entre outros produtos.

A redução do desmatamento ilegal também cria um ambiente de negócios melhor para as atividades produtivas legais e sustentáveis. “O desmatamento ilegal é uma atividade ilícita que vem acompanhada de outras ilícitas, como tráfico de drogas, de armas e de grilagem. O ambiente criado em torno dessas atividades ilícitas espanta investimentos e atividades produtivas regulares”, avalia Cardoso.

Para o gerente da CNI, esses dois motivos dão ainda mais relevância aos dados apresentados pelo Imazon. “O ambiente está posto, agora cabe a gente trabalhar para que tudo isso se reverta em uma oportunidade concreta para o desenvolvimento da agenda de bioeconomia”, conclui.