O que o brasileiro pensa?
31 de maio de 2020, 21h04

BASTA! Assine o abaixo-assinado pela preservação do Estado Democrático de Direito

"Todo domingo, de modo ostensivo, o bolsonarismo provoca as instituições democráticas e atua contra a vida e a saúde das populações", diz trecho do manifesto

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Por Grupo Prerrô

BASTA! Clique e assine o abaixo-assinado agora.

Todo domingo, de modo ostensivo, o bolsonarismo provoca as instituições democráticas e atua contra a vida e a saúde das populações, desrespeitando todas as orientações científicas no combate à pandemia do novo coronavírus.

São atos de inspiração nitidamente fascista, que fomentam crises entre poderes, os entes federativos e a população.

A participação pessoal de Bolsonaro nesses atos comprova seu abandono aos deveres mínimos da função de chefe de Estado.

As manifestações antidemocráticas contra o Congresso, o STF, os governadores e os prefeitos, buscam agredir representantes de outros poderes e entes da federação como forma de mobilização política, à margem da própria Constituição. Querem artificialmente provocar a suspeição do decano ministro Celso de Mello, que apura possíveis crimes comuns praticados pelo presidente e por seu entorno de apoiadores, para favorecer a família presidencial e seus amigos.

Querem intimidar o ministro Alexandre de Moraes, que investiga a criminosa rede de intrigas que desinforma a população com mentiras, além de desequilibrar o jogo político com métodos delituosos de ataques a adversários do presidente.

O bolsonarismo subverte a interpretação jurídica, ao evocar a lei de abuso de autoridade em contexto deformado, para inibir o regular funcionamento do Poder Judiciário. Também defendem uma falsa intervenção militar, sem nenhuma base na Constituição e na Lei Complementar n. 97/99, na tentativa de restaurar a tutela militar superada em definitivo no país justamente pela Constituição de 1988. Agora, setores do bolsonarismo incitam o confronto entre as manifestações pró-governo e as manifestações em defesa da democracia, com intenção de produzir caos social. É lamentável assistir policiais militares comportando-se como milicia política ao reprimirem manifestações pela democracia exercidas nos limites da Constituição, enquanto dão cobertura à manifestações contrárias à ordem democrática e constitucional. Essas ações devem ser investigadas e exemplarmente punidas, a bem da preservação do Estado Democrático de Direito. E tudo é feito como grave tentativa de criar clima para alguma forma nefasta de quebra da estabilidade democrática e institucional.

Basta!

O Brasil vive a morte de mais de mil pessoas por dia pela pandemia do novo coronavírus, sem Ministro da Saúde, sem sistema de saúde apto a atender a crescente população mais vulnerável e sem políticas de governo eficazes que garantam renda, emprego e fluxos de renda a todos que vivem do trabalho, sem as quais não se preserva a vida dos cidadãos e a saúde da combalida economia, tudo isso em meio a uma baciada de crimes de responsabilidade praticados em sequência pelo Presidente da República, que não mais tem condições de governar.

Impeachment já!

Basta!


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum