"VOCÊ SE SENTE UM LIXO"

Fotógrafo Thiago Bruno é vítima de racismo em restaurante tradicional de Paris

Um dos mais reconhecidos fotógrafos brasileiros da atualidade, Thiago Bruno conta que foi impedido de entrar no tradicional Fouquet's Paris sob a alegação de que não estava com roupa adequada

Fotógrafo Thiago Bruno relata racismo em restaurante de Paris.Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

O fotógrafo brasileiro Thiago Bruno, um dos mais reconhecidos da atualidade, relatou através das redes sociais, nesta terça-feira (1), que foi vítima de racismo em um restaurante muito tradicional de Paris, na França, o Fouquet's Paris

Thiago conta que pretendia almoçar no restaurante, mas teve sua entrada barrada por, supostamente, não estar vestindo roupas adequadas. 

"Esse restaurante é racista. Não deixou eu entrar alegando que eu não tinha dress code para estar aqui. Mas vi pelo menos 5 pessoas brancas vestidas exatamente como eu no restaurante. Conversei com a gerente, com todo mundo", diz o fotógrafo em vídeo divulgado no Stories do Instagram, relatando que um segurança do local, negro, ficou constrangido com a situação. 

"Está longe de abar essa porr* racista. Tenho dinheiro para pagar, mas isso não é suficiente", protestou ainda Thiago Bruno. Confira aqui.

À Fórum, Thiago disse que "foi realmente inaceitável" e que "parece que o dress code foi só para mim ou só para pretos". 

O fotógrafo já passou por situação parecida em 2019, no hotel 5 estrelas Emiliano, em São Paulo. Ele fazia um trabalho fotográfico com a apresentadora Giovanna Ewbank e foi impedido pelo segurança do hotel de entrar pela porta da frente, sendo que ele já havia estado no local em outras ocasiões.

"Estou me sentindo exatamente como me senti lá no hotel Emiliano, quando eles foram racistas comigo. Você se sente um lixo", desabafou Thiago após o novo caso de racismo em Paris. 

"Não é dinheiro, não é relevância, não é nada, não desejo isso pra ninguém. Estou bem chateado. Isso abala sua mente, sua autoestima", prosseguiu. 

Fórum entrou em contato com o Fouquet's Paris para obter um posicionamento sobre a denúncia do fotógrafo e, até a publicação desta matéria, não obteve retorno. 

O restaurante, no entanto, respondeu aos Stories de Thiago Bruno pedindo desculpas pelo ocorrido e que a situação observada não reflete seu serviço usual. O Fouquet's Paris ainda convidou o fotógrafo para ir ao restaurante mais uma vez e viver a "verdadeira experiência" do local. 

Confira