PRECONCEITO

VÍDEO: Coach diz que pessoa em situação de rua é pobre “por escolha” e “colhe o que planta”

Juliana Carvalhaes foi criticada nas redes após afirmar a uma mulher em situação de rua que só ela própria poderia se tirar da “piscininha de cocô”

Juliana diz que abordada por uma "pedinte".Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Juliana Brescovici Carvalhaes, que se intitula coach de meditação, está sendo alvo de críticas nas redes sociais, depois que divulgou um vídeo, no qual afirmou, entre outras bizarrices, que a pessoa é pobre “por escolha”.

A coach contou no vídeo que foi abordada por uma “pedinte”, como ela definiu, e sua filha pequena. Disse que e mulher estava “revoltada” por estar à frente de uma pessoa que tem condição melhor.

“Oi, gente, deixa eu compartilhar com vocês aqui uma história polêmica. Veio uma pedinte com a filha, aí a criança fala: ‘Aí, você poderia dar uma ajuda?’. E eu olho para a cara da mãe e a mãe, assim, rindo. Daí, fiquei só olhando, né, porque não estava entendendo nada. Daí a mãe ficou brava. Será que ela está revoltada porque eu estou numa condição melhor? Com o nível de consciência que ela está, não vai chegar a lugar nenhum, vai continuar na rua”, disse Juliana.

Não é culpa do governo, não é culpa dos outros que ela está naquela situação. Cada um escolhe. ‘Ah, mas não tive oportunidade’. Vai fazer! Está na Revista Forbes, já passou que o maior número de milionários do mundo saiu do zero. Somos seres humanos, temos a mesma capacidade. Cada um colhe o que planta nessa vida, ou na próxima. Não tem isso de vítima. A gente está se afastando ainda mais da nossa prosperidade. Me deu vontade de pegar aquela mulher e falar: ‘Escuta só, se você está vivendo na escassez é porque você está criando, a única pessoa que pode fazer mudança, tirar da piscininha do cocô’”, acrescentou.

Se a maioria dos pobres fosse branca, “o problema da miséria brasileira já teria sido resolvido”, diz ativista

A publicação foi compartilhada por Antonio Isuperio, ativista que denuncia, em sua página, conteúdos preconceituosos. Ele contou que, ao avisar Juliana a respeito do tema do vídeo, foi bloqueado por ela.

Isuperio comentou no Instagram: “Quem cria a ‘pisciNONA de cocô’ no Brasil é a branquitude que está no poder, principalmente pelo seu racismo geracional. Mas isso elas não vão te contar. Se os defensores do capitalismo não dão possibilidade que o acesso à renda chegue nas mãos de pessoas negras, isso (dentro da lógica capitalista) é um assassinato”.

“Se a maioria das pessoas pobres brasileiras fosse branca, o problema da miséria brasileira já teria sido resolvido. O Brasil só é um projeto de miséria ‘porque tem gente negra demais’. E elas vão incutir na sua cabeça que você nascer assim foi um Karma”, acrescentou.

“Vocês lembram do mendigato? Ele foi ARRANCADO das ruas, oferecido trabalho, participou dos programas de TV e deu entrevista ATÉ para o ROBERTO JUSTOS, um dos símbolos mais meritocratas que temos no Brasil. O cara era dependente de craque e foi humanizado ao vivo na TV. Eu ainda farei um vídeo sobre isso”, lembrou o ativista.

“Não é por acaso que em um pais que tem metade da população negra, metade das pessoas estão em insegurança alimentar. De acordo com minhas fontes, essa gratiluz é coach de celebridades. Imagina o desserviço. Eu fui falar com ela e aí me bloqueou, acho que tô na piscina de cocô também”, completou Isuperio.