DITADURA NUNCA MAIS

Onze empresas brasileiras são investigadas por apoio e cumplicidade em favor da Ditadura Militar

Em 2014, relatório da Comissão da Verdade revelou que mais de 70 empresas, nacionais e estrangeiras, deram sustentação ao regime militar

Onze empresas brasileiras são investigadas por apoio e cumplicidade em favor da Ditadura Militar.
Escrito en DIREITOS el

Segundo levantamento feito por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) investiga 11 empresas brasileiras por apoio, participação e cumplicidade em ações pró-ditadura militar no Brasil, durante o período entre 1964 e 1985. O levantamento é feito a partir do projeto Responsabilidade das Empresas por Violações de Direitos durante a Ditadura e deve seguir até abril de 2023. 

De acordo com informações do site Saiba Mais, as empresas investigadas são Cobrasma, Petrobras, Folha de S. Paulo, Companhia Docas, Josapar, Itaipu, Fiat, CSN, Aracruz e Paranapanema. Além dessas, fora do edital da Unifesp, há outra pesquisa em andamento que apura denúncias contra a Embraer. 

Além das onze empresas investigadas pelo grupo da Unifesp, relatório divulgado pela Comissão da Verdade (2011-14) revelou que mais de 70 empresas brasileiras e estrangeiras colaboraram com o regime militar no Brasil, seja subsidiando o governo com informações sobre trabalhadores ou financiando ações. 

O objetivo do trabalho da Unifesp é jogar luz sobre os crimes cometidos por essas empresas e também embasar futuras ações de reparação coletiva pelo Ministério Público Federal tendo como alvo instituições privadas e públicas. 

 

 

Com informações do Saiba Mais 

Temas