VIOLÊNCIA

Indígena é morto a pauladas por policiais no Sertão de Pernambuco

A denúncia foi feita por lideranças indígenas; Edinaldo de Souza foi agredido até a morte em frente de casa, na Aldeia Olho D´Água do Padre, na Terra Indígena Atikum

Edinaldo Manoel de Souza morreu na Terra Indígena Atikum..Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Lideranças indígenas de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, denunciam que Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, foi agredido a pauladas até a morte por policiais militares, ne frente de casa, na Aldeia Olho D´Água do Padre. O local fica na Terra Indígena Atikum.

A Polícia Civil do estado está investigando o caso, que ocorreu nesta quarta-feira (15).

O indígena teria sido socorrido pelos próprios policiais envolvidos na ação e levado para um hospital do município. Porém, morreu antes de dar entrada na unidade de saúde.

Na quinta (16), os indígenas do Povoado Atikum realizaram um protesto pelo assassinato de Edinaldo.

O comissário da Polícia Civil informou aos indígenas que o caso está sendo investigado. “Trabalhamos de acordo com a lei, a nossa delegacia está de portas abertas para receber a comissão de vocês. O delegado responsável já está ciente do caso. A dor de vocês também é nossa”, afirmou, segundo o G1.

Polícia Civil de PE divulga nota e diz que inquérito vai “apurar o fato”

"A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Carnaubeira da Penha, registrou morte a esclarecer ocorrida na tarde do último dia 15, na Aldeia Olho D'Água do Padre, na zona rural de Carnaubeira da Penha.

Foi instaurado um inquérito policial para apurar o fato, tendo sido já realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas. Importante ressaltar que o Ministério Público de Pernambuco está acompanhando as investigações, também auxiliadas por perícias criminais, realizadas pela Polícia Científica.

Por sua vez, a Polícia Militar, através da Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), instaurou um inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias em que se deu o fato. Na esfera administrativa, a Corregedoria Geral da SDS instaurou Investigação Preliminar e está apurando, no local, se houve infração disciplinar por parte de policiais militares envolvidos nessa ocorrência. A Ouvidoria da SDS está com uma equipe presente no município e está à disposição da população para receber denúncias e informações pelo telefone 0800.081.5001 (ligação gratuita).

Os trabalhos conduzidos no âmbito criminal e também disciplinar prosseguirão dentro da legalidade, com seriedade e imparcialidade, de modo a elucidar as circunstâncias do fato no menor tempo possível. Outras informações serão concedidas com a conclusão das investigações, para que não haja prejuízo às diligências em curso".