#Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de julho de 2019, 21h26

Apresentador do SBT faz piada racista com dono do Ibope: “Se ele fosse do bem chamava Montebranco”

Deputada do PSOL diz que vai encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB tomem providências

Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope (Foto: Divulgação)

O apresentador do programa Alterosa Alerta, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, Stanley Gusman, causou indignação ao fazer um comentário racista envolvendo o dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, nesta terça-feira (9). “Olha, eu sei muita coisa! Dentre elas, eu sei o nome do dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro! Se ele fosse do bem, seria Montebranco!”, afirmou.

Gusman estava criticando os números oficiais do Kantar Ibope, quando começou a comemorar  os números da transmissão ao vivo de seu programa no Facebook, que passava de 1.200 visualizações. O repórter do programa ficou constrangido com o comentário racista. “O Montenegro não é de negro de cor não, gente. É escuro, escuridão. Onde é o céu? Branco. Onde é o inferno? Negro!”, tentou se justificar o apresentador.

“Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão!”, afirmou a deputada estadual Andreia de Jesus (PSOL-MG).

Em 2014, o Ibope vendeu a divisão de medição de audiência de TV para empresa holandesa Kantar e passou a se chamar Kantar Ibope Media.

Assista ao vídeo:

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

⚠ DENÚNCIA: RACISMO NO PROGRAMA ALTEROSA ALERTA ? Em 2017, a Record foi notificada pelo Ministério Público Federal após um apresentador chamar a cantora Ludmilla de “macaca” ao vivo no “Balanço Geral”. A mesma emissora foi condenada e obrigada a exibir programas educativos sobre religiões de matriz africana, após perder uma ação judicial movida pelo Intecab e pelo @ceert motivada pela veiculação de programas que ofendiam religiões de matriz africana. Mesmo com esses casos recentes e tantas outras campanhas educativas e oficinas sobre comunicação não-violenta, alguns apresentadores da TV aberta não se sentem constrangidos em fazer comentários racistas ao vivo. Este vídeo é do Alterosa Alerta de hoje, exibido na hora do almoço na TV Alterosa. Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão! #racismo #racismoécrime #igualdaderacial #negro #alterosaalerta #jornalismo #religiaodematrizafricana #preconceito #orgulhonegro #movimentonegro

Uma publicação compartilhada por Andreia De Jesus ✊? (@andreiadejesuus) em


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags