Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de julho de 2019, 11h19

Curso de formação da Polícia Civil-SP inclui obras de Djamila Ribeiro e Silvio de Almeida na bibliografia

Polícia Civil de São Paulo vai trazer em seu curso preparatório novos autores para discutir racismo e a questão de gênero. Além dos dois autores, obra "Orientações sobre identidade de gênero", da pesquisadora Jaqueline de Jesus, também foi incluída

Djamila Ribeiro e Silvio Almeida (Montagem)

O currículo do curso de formação de Direitos Humanos e Diversidade da Polícia Civil de São Paulo foi modificado com o objetivo de ampliar a discussão sobre raça, gênero e direitos humanos. Entre as referências que estão “O que é racismo estrutural”, de Silvio Almeida e “O que é lugar de fala?”, de Djamila Ribeiro.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Às vésperas de um novo concurso que deve contratar cerca de 3 mil novos agentes, a Secretaria de Cursos de Formação da Academia de Polícia Civil apresentou o novo currículo dos cursos preparatórios, que acontecem durante quatro meses antes do oficial ingressar na carreira.

O livro de Djamila Ribeiro, “O que é lugar de fala?”, que foi um dos mais vendidos no ano de 2018 e indicado ao Prêmio Jabuti de Humanidades, conta sobre as diferentes posições de fala forjadas na sociedade. Já “O que é racismo estrutural?”, de Sílvio de Almeida, traz reflexões sobre a construção das noções de raça e racismo.

Outro referência que aparece na lista é “Orientações sobre identidade de gênero”, da pesquisadora Jaqueline de Jesus, que se propõe a ser um “guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros”. Jaqueline é uma das primeiras mulheres trans a se tornar doutora no Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum