Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de março de 2020, 20h44

Diário de Ataques contra democracia é lançado nas redes

O movimento Pacto pela Democracia listou 12 episódios de afronta à democracia apenas nos três primeiros meses de 2020; confira

Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Facebook

O Pacto pela Demcoracia, plataforma que reúne diversas instituições, movimentos e ONGs, divulgou nesta terça-feira (3) o “Diário de Ataques 2020”, listando as ameaças à democracia, ao Estado de Direito e às liberdades desde o início do ano.

O grupo entende que “a escalada de fatos que afrontam os fundamentos democráticos do país não são episódios isolados”. Destacando que em 2020 já foi mapeado mais de um ataque à democracia por semana, levando em conta declarações, atos oficiais e outros fatos.

Entre os episódios listados estão o vídeo com apologia ao nazismo publicado pelo ex-secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim; os ataques de Jair Bolsonaro às jornalistas Patricia Campos Mello e Vera Magalhães; as ofensas direcionadas à cineasta Petra Costa por parte da Secom; e a tentativa de Sergio Moro de enquadrar o ex-presidente Lula pela Lei de Segurança Nacional.

O diário apresenta também uma retrospectiva de 2019, listando 60 casos que colocaram em xeque as garantias e liberdades constitucionais naquele ano. A MP do controle das ONGs, elogios e homenagens a ditaduras, ameaças de reedição de um novo AI-5, cerceamento da liberdade de expressão e de imprensa, entre outros episódios de censura e decisões arbitrárias são citados.

Confira aqui o Diário de Ataques


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags