Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de fevereiro de 2019, 19h34

Em seu voto, Celso de Mello enquadra homofobia como crime de racismo

A votação das duas ações que tratam do tema foi suspensa novamente e volta amanhã, no Supremo Tribunal Federal

Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu seu voto nesta quarta-feira (20) para enquadrar a homofobia e a transfobia como crime de racismo, até que o Congresso aprove uma lei específica para o tema. O julgamento foi novamente suspenso e deve ser retomado nesta quinta-feira (21), de acordo com informações de Rosanne D’Agostino e Mariana Oliveira, no G1.

Este foi o terceiro dia de julgamento das duas ações apresentadas pelo Partido Popular Socialista (PPS) e pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), que solicitam a criminalização de todas as formas de ofensas, individuais e coletivas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela orientação sexual e/ou identidade de gênero, real ou suposta, da vítima.

Até agora, somente Celso de Mello, relator de uma das ações, votou. Ainda devem apresentar o voto o relator da outra ação, ministro Edson Fachin, e os outros nove magistrados da Corte.

Omissão

Celso de Mello admitiu a omissão e a demora inconstitucional do Legislativo em votar a criminalização. De acordo com ele, “mostra-se indispensável que o Estado proteja os grupos vulneráveis”.

Em sua justificativa, declarou: “Atos de homofobia e transfobia constituem concretas manifestações de racismo, compreendidas em sua dimensão social, o racismo social”.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum