Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de outubro de 2018, 13h57

Lewandowski: STF “censurou” ao impedir entrevista de Lula à Folha

Segundo o ministro, o STF "censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do país, impedindo que fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República".

Foto: Arquivo/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse, nesta segunda-feira (1º), que houve censura do judiciário na decisão do ministro Luiz Fux, que suspendeu a autorização para que a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, fizesse uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Lewandowski, o STF “censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do país, impedindo que fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República”.

Foi a primeira vez que Lewandowski falou sobre o assunto. O ministro teria ficado profundamente irritado com Fux, que suspendeu na noite desta sexta (28) a liminar concedida mais cedo por ele.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) emitiu nota, neste sábado (29), dizendo que “a jurisprudência do STF nunca admitiu que um ministro suspendesse monocraticamente a liminar concedida por outro”.

Dias Toffoli, presidente do STF, passou a manhã de sábado telefonando aos colegas para tentar evitar uma guerra de despachos monocráticos. Um dos juízes classificou o episódio como “um festival de equívocos lamentável”.

Veja também:  "É só comparar": Lula publica vídeo de entrevista falando sobre Amazônia na época em que era presidente

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum