Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de outubro de 2018, 13h57

Lewandowski: STF “censurou” ao impedir entrevista de Lula à Folha

Segundo o ministro, o STF "censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do país, impedindo que fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República".

Foto: Arquivo/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse, nesta segunda-feira (1º), que houve censura do judiciário na decisão do ministro Luiz Fux, que suspendeu a autorização para que a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, fizesse uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Lewandowski, o STF “censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do país, impedindo que fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República”.

Foi a primeira vez que Lewandowski falou sobre o assunto. O ministro teria ficado profundamente irritado com Fux, que suspendeu na noite desta sexta (28) a liminar concedida mais cedo por ele.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) emitiu nota, neste sábado (29), dizendo que “a jurisprudência do STF nunca admitiu que um ministro suspendesse monocraticamente a liminar concedida por outro”.

Dias Toffoli, presidente do STF, passou a manhã de sábado telefonando aos colegas para tentar evitar uma guerra de despachos monocráticos. Um dos juízes classificou o episódio como “um festival de equívocos lamentável”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum