Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de fevereiro de 2019, 18h56

Líderes espirituais de igreja batista dos EUA são acusados de abusos sexuais

Investigação jornalística atinge centenas de líderes espirituais, que teriam abusado sexualmente de 700 vítimas, a maioria adolescentes

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Centenas de líderes espirituais, além de funcionários administrativos de unidades da Igreja Batista do Sul, localizada no Texas e em outros estados norte-americanos, estão sendo acusados de abuso sexual nos últimos 20 anos. Segundo investigação jornalística, há cerca de 700 vítimas, algumas de apenas três anos de idade.

Pelo menos 380 pessoas, entre pastores, ministros, professores, diáconos e voluntários enfrentam algum tipo de acusação por conduta sexual inapropriada, de acordo com informações do El País.

A conclusão foi de uma investigação conjunta dos jornais Houston Chronicle e San Antonio Express-News, os dois principais diários do Texas. Em mais de seis meses de apuração, descobriram que cerca de 220 dos acusados foram condenados por abuso sexual ou negociaram acordos para redução de penas.

Alguns admitiram seus atos e renunciaram a seus cargos na congregação, que conta com 15 milhões de membros, sendo a maior entre as igrejas dessa linha nos Estados Unidos.

Adolescentes

A maioria das vítimas era adolescente. Eles teriam sofrido abusos em mais de uma ocasião. A reportagem revela, ainda, que algumas tinham apenas três anos de idade e foram abusadas nos escritórios dos pastores durante as aulas de domingo.

A investigação surge em meio ao escândalo que atinge a igreja católica norte-americana. Em 2018, foram revelados casos de abuso sexual a menores de idade.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum