Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de novembro de 2018, 21h22

Shopping no Distrito Federal é criticado por aderir à “blackface” como ação de marketing

Águas Claras Shopping aderiu como ação de marketing pintar o rosto de duas funcionárias com tinta preta e com uma peruca afro anunciavam promoções da Black Friday

Foto: Reprodução/Facebook

O Águas Claras Shopping, no Distrito Federal, foi criticado por aderir, como ação de marketing, pintar o rosto de duas funcionárias com tinta preta para anunciar as promoções da Black Friday. De acordo com informações do G1, a ação foi registrada, na tarde desta quinta-feira (22). Além do rosto com tinta preta, as trabalhadoras também usavam perucas de cabelo crespo.

Conhecida como “blackface”, a prática é considerada racista por historiadores, pesquisadores e ativistas do movimento negro. Segundo eles, essa pintura remete ao costume de pintar atores brancos de preto, no século 19, já que os negros não podiam atuar no teatro e no cinema.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Em nota, o marketing do Águas Claras Shopping pediu desculpas pela ação e informou que a campanha foi cancelada.

Veja íntegra do posicionamento:

“Informamos que a ação realizada era uma estratégia de divulgação do evento Black Week. A partir do momento que percebemos que a ideia transmitida foi contrária da planejada, a cancelamos imediatamente.

A todos que se sentiram ofendidos com a ação, pedimos desculpas e reiteramos que em nenhum momento a ideia teve cunho ofensivo”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum