Contarato pede convocação de Campos Neto depois de áudio de André Esteves

“O BC é instituição reguladora do Sistema Financeiro, e a relação entre suas autoridades e banqueiros deve seguir rígidos protocolos documentados. Qualquer informação privilegiada pode transformar milhões em bilhões”, disse o senador

Fabiano Contarato - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Escrito en ECONOMIA el

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) é autor de requerimento de convocação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, depois que o Brasil 247 revelou que ele consultou o dono do BTG Pactual, André Esteves, a respeito do piso da taxa de juros. O anúncio foi feito pelo próprio senador, nesta terça (26), em suas redes sociais.

“Apresentei pedido de convocação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para explicar, no Senado, suas relações com o banqueiro André Esteves. Ora, as políticas monetária e de crédito afetam diretamente a rentabilidade de bancos de investimento! Cobramos apuração Já!”, postou Contarato.

“O requerimento será deliberado pela CTFC, comissão responsável pela fiscalização e controle da Administração Pública, e, se aprovado, obrigará o comparecimento e o depoimento conforme a verdade por parte do convocado, sob pena de crime de responsabilidade”, acrescentou.

“O BC é instituição reguladora do Sistema Financeiro, e a relação entre suas autoridades e banqueiros deve seguir rígidos protocolos documentados: não podem se dar em jantares, cafezinhos e telefonemas escusos. Qualquer informação privilegiada pode transformar milhões em bilhões”, finalizou o senador.

https://twitter.com/ContaratoSenado/status/1453023383931834378
https://twitter.com/ContaratoSenado/status/1453025092246687751

Paulo Guedes

Além disso, André Esteves revelou, durante evento organizado pelo Milken Institute, no dia 20, que “sempre liga” para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conversar sobre as reações do mercado. Guedes foi um dos fundadores do BTG. Esteves foi investigado pela Lava Jato e absolvido em 2018 a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

“Eu falo com Paulo Guedes com frequência sobre isso”, disse Esteves ao comentar sobre “sinais” que o mercado daria ao governo. Os dois participaram do evento “Conversa com o ministro da Economia do Brasil”, que fez parte de uma conferência global promovida pelo think thank estadunidense Milken Institute.