PETRÓLEO

XP/Ipespe: Maioria aprova privatização da Petrobras só se preços de combustíveis caírem

No entanto, apenas 19% acham que valores da gasolina, do diesel e do gás vão cair se a Petrobras for vendida. Para 44%, privatização aumentará ainda mais os preços.

Jair Bolsonaro.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en ECONOMIA el

Detalhamento da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (20) revela que 49% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras, frente a 38% que se dizem favoráveis - 13% não sabe ou não respondeu.

No entanto, o cenário muda drasticamente quando exposta a falácia de que a venda da estatal pode reduzir o preço dos combustíveis. 

Quando indagados "caso a privatização da Petrobras leve à diminuição dos preços de combustíveis, o(a) sr(a) seria a favor ou contra a sua privatização?", 67% dizem ser favoráveis à venda da empresa e 27% mantém a contrariedade - 7% não sabe ou não respondeu.

A expectativa para 44% é que os preços devem aumentar caso a Petrobras seja privatizada. Outros 26% acreditam que vão continuar os mesmos e apenas 19% acham que vão diminuir - 11% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ainda revela que 45% dos eleitores responsabilizam Jair Bolsonaro (PL) pela alta nos combustíveis, mesmo porcentual daqueles que acreditam que é culpa da "guerra na Ucrânia" - 39% responsabilizam os governadores, 35% os governos anteriores "de Dilma e Lula" e 29% o Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram realizadas 1.000 entrevistas por telefone nos dias 16, 17 e 18 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08011/2022. 

Leia a íntegra