INVESTIGAÇÃO

Oposição se articula para propor a criação da CPI da Petrobras

Os senadores Randolfe Rodrigues e Jean Paul Prates deverão ser os proponentes do pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito

Oposição quer se antecipar a Bolsonaro e pedir a CPI.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

Parlamentares da oposição estão se articulando para a criação da CPI da Petrobras. Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria, foram às redes sociais para sugerir a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito.

De CPI eu entendo. Sou o primeiro a propor! Em um breve roteiro já podemos: investigar a Petrobras, que integra o governo, depois investigar os presidentes da Petrobras, que Bolsonaro mesmo nomeou, e vamos chegar a resposta que… A responsabilidade é do próprio Bolsonaro!”, publicou Randolfe.

“Bolsonaro e Arthur Lira falaram em CPI da Petrobras. Sabe-se lá o que pretendem com isso... Pois nós da posição topamos uma CPI, sim! Se o governo propuser somos os primeiros a assinar. E se não fizer isso somos nós que vamos propor essa CPI”, postou Prates, junto com um vídeo.

“Pessoal, como vocês devem estar percebendo nós estamos no meio de uma confusão total em relação aos combustíveis no Brasil. O preço aumentou, apesar de Bolsonaro ter proposto projetos de lei e ter passado leis que tiram dinheiro dos estados, da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública para diminuir o preço do combustível”, afirmou o senador petista.

O líder da Minoria no Senado continuou: “Não aconteceu nada disso, nós avisamos que ia ser assim e agora tá aí: o presidente da Câmara desesperado, fazendo pressão em cima do presidente da Petrobras dizendo que vai chamar uma CPI para investigar a Petrobras. Pois, presidente Arthur Lira, tá aqui um que assina, viu? Sou o primeiro a assinar, e agora se você não propuser nós vamos propor a CPI da Petrobras para saber para onde foram os dividendos bilionários que vocês distribuíram, ao invés de colocar na conta de estabilização para diminuir o preço e o sofrimento do brasileiro e da brasileira”, completou.

Prates e Randolfe deverão ser os proponentes do pedido, de acordo com informações da coluna de Malu Gaspar, em O Globo. A oposição se apressa em fazer o pedido antes de Bolsonaro, porque o presidente quer o controle da comissão para direcionar as investigações e evitar surpresas.

Além disso, segundo as normas do Congresso, o autor do pedido tem o direito de escolher entre a relatoria ou a presidência da comissão, caso venha a ser instalada.

Preço de Paridade de Importação é responsável pela escalada de preços nos combustíveis

A escalada de preços dos combustíveis no Brasil acontece devido à política de preços da Petrobras. O Preço de Paridade de Importação (PPI), instituído em 2016 no governo de Michel Temer (MDB), atrela os preços no país à variação do custo do petróleo no mercado internacional.

Porém, o governo Bolsonaro não muda a sistemática porque essa política assegura lucros bilionários aos acionistas da Petrobras.