Barcelona processa jornalista espanhol por comentário racista contra atacante africano

Ao analisar a última partida do clube, Salvador Sostres disse que Ansu Fati “corre como uma gazela, ou como um desses camelôs imigrantes, jovens e negros, quando alguém os avisa para fugir que a polícia está chegando”

O atacante guineense Ansu Fati (foto: La Vanguardia)
Escrito en ESPORTE el

O Barcelona estreou nesta terça-feira (20) na Liga dos Campeões com uma tranquila goleada por 5x1 sobre o Ferencváros, da Hungria, mas a principal questão que repercutiu da partida aconteceu após o apito final.

Em sua coluna no diário ABC, o jornalista Salvador Sostres fez um comentário racista ao analisar a atuação do atacante Ansu Fati, autor do segundo gol do time catalão e um dos destaques do jogo.

“Ansu corre como uma gazela, ou como um desses camelôs imigrantes, jovens e negros, quando alguém os avisa para fugir que a polícia está chegando”, afirmou o colunista.

A comparação causou forte indignação nas redes sociais contra Sostres, e o próprio clube Barcelona anunciou, nesta quinta-feira (22) que seu departamento jurídico reagiu entrará com ações legais contra o jornalista, por “injúria racial” contra o seu atleta.

Entre os companheiros de clube, o primeiro a defendê-lo foi o atacante francês Antoine Griezmann, que justamente perdeu a titularidade para Fati nas últimas partidas, devido ao bom momento que vive o guineense.

“Ansu é um menino excepcional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à má educação”, disse o futebolista, que fez parte da seleção da França que foi campeã da Copa da Rússia, em 2018.

Quem também defendeu Fati foi a prefeita de Barcelona, ??Ada Colau, que aproveitou para exigir que o jornalista autor do comentário pedisse desculpas.

“Todo meu apoio a Ansu Fati e a todos os jovens anônimos que esses seres da caverna caricaturizam ou estigmatizam por sua cor de pele”, expressou a prefeita e militante feminista.

https://twitter.com/AdaColau/status/1319177494638088192

Através de uma nota, publicada também nesta quinta, Sostres respondeu as críticas que receber por seu comentário, dizendo que “algumas expressões usadas por mim foram tomadas como um desprezo racista ao jogador, que estava longe da minha intenção. De qualquer forma, lamento profundamente o mal-entendido e peço desculpas a quem possa ter se ofendido”.

Aos 17 anos, Ansu Fati é um dos jogadores mais jovens a ser titular do Barcelona. O atacante nasceu em Guiné Bissau, mas atua pela seleção da Espanha – além do clube catalão, evidentemente –, depois que o país lhe concedeu sua segunda cidadania.