Negacionista, número 1 do tênis desiste de torneio que exige comprovante de vacinação

O sérvio Novak Djokovic não vai disputar a ATP Cup, na Austrália; pai do atleta chamou o comprovante de imunização contra Covid-19 de “chantagem”

Tenista Novak Djokovic é negacionista. (Foto: Reprodução/Facebook Novak Djokovic)
Escrito en ESPORTE el

O sérvio Novak Djokovic, tenista número 1 do mundo, não vai disputar a ATP Cup de Sidney, na Austrália, de 1 a 9 de janeiro. O torneio exige comprovante de vacinação contra a Covid-19 de todos os atletas e integrantes da organização.

Negacionista, Djokovic é crítico da vacinação, inclusive, já declarou inúmeras vezes que defende o direito das pessoas de não se imunizarem. O atleta não informou se foi vacinado contra a doença ou não, segundo o jornal sérvio Blic.

Além de não participar desta competição, o tenista líder do ranking ameaça não disputar o Aberto da Austrália, um dos quatro torneios mais importantes do circuito. A competição também exige comprovante de vacinação contra a Covid.

O pai do atleta, Srdjan Djokovic, já havia declaro, em novembro, que “é improvável” que o filho jogue o Aberto australiano. Ele ainda chamou o comprovante de imunização de “chantagem”.

Declaração do pai de Djokovic provoca reação

A afirmação provocou uma reação de Martin Pakula, ministro do Esporte de Victoria, sede do Aberto da Austrália. Ele rebateu o pai do tenista e afirmou que a decisão de exigir o documento é uma maneira de proteger a população local.

“Não é chantagem. É para garantir que a comunidade de Victoria esteja protegida. Eu quero deixar claro que realmente espero que Novak Djokovic se vacine e jogue o Aberto da Austrália. Mas, se ele decidir não se vacinar, é uma escolha dele”, disse Pakula.

Com informações do Globo Esporte