PELÉ E AS DIRETAS JÁ

Pelé com a camisa Diretas Já: saiba como o fotógrafo conseguiu a façanha

Setorista do Santos na época, Alemão fez o possível e imaginário para conseguir que o rei do futebol vestisse a camisa da campanha; veja a imagem aqui

Pelé em jogo pelo Santos.Créditos: Centro de Memória do Santos/Divulgação
Escrito en ESPORTE el

A histórica capa da revista Placar com o Pelé vestindo a camisa amarela da Seleção Brasileira com a frase “Diretas Já” é bem conhecida. A história de como a imagem foi conseguida, já que o rei do futebol sempre foi avesso às posições políticas, quase ninguém sabe.

Ela foi contada em detalhes por Renata Kotscho no Blog “Histórias do Alemão”, que é justamente o apelido do fotógrafo Ronaldo Kotscho, pai de Renata e irmão do também jornalista Ricardo Kotscho.

O Alemão, além de santista roxo, foi fotógrafo do alvinegro praiano. “Santista de coração, fui premiado pelo meu chefe José Maria de Aquino, para ser o setorista do Santos pelo Estadão em meados da década de 60”, conta ele.

Foi assim que o, então repórter, Ronaldo conheceu Pelé. “Não sei se foi pela minha idade, estava com 17 anos, ou se foi porque nunca me interessei por fazer matérias sobre a vida deles fora de campo, só sei que os jogadores adquiriram confiança em mim”.

Assim que virou fotógrafo, Alemão propôs para o seu então chefe na revista Placar, o jornalista Juca Kfouri: “Assim que falei da minha vontade da foto com Pelé, o Juca respondeu seco — Tá maluco Alemão? A Veja, o Globo, todo mundo do Brasil e até de fora já tentou, e você acha que a Placar vai conseguir? — Respondi puto, a Placar não, mas eu vou! e saí da sala”.

Histórias do Alemão

A história completa, repleta de detalhes, merece ser lida na íntegra no excelente texto de sua própria filha Renata. O fato é que, após uma série de negociações e traquinagens do fotógrafo, o rei cedeu.

Alemão chegou ao Rio de Janeiro e foi direto ao morro do Pavãozinho, onde Pelé rodava o filme “Mico Preto”.

Veja o trecho abaixo:

“Pelé tinha acabado de filmar algumas cenas e estava num local improvisado para descansar e se alimentar. Logo que ele me viu, comentou alto — Alemão, seu canalha, já sei o que veio fazer”. Alemão conta que Pelé é muito inteligente e logo percebeu que o fotógrafo estava lá com uma missão especial até porque, “Diretas Já era o assunto do momento em todo o país”.

“Avisei que queria uma foto dele com uma camisa amarela”, ele entendeu o recado e negou “então joguei com o meu emprego, disse que ia ser mandado embora se não conseguisse a foto, falei o diabo, mas o máximo que eu consegui foi um — vou pensar”.

O truque

Alemão então tirou a camisa para fora e acenou com ela para os populares, a maioria jovens e crianças da comunidade. A campanha das Diretas ganhava o país de ponta a ponta e não deu outra. Todos começaram a gritar: “veste, veste, Diretas Já, Diretas Já”.

Alemão conta que foi uma confusão e não tendo como negar a foto, o ídolo tentou driblar o fotógrafo “Alemão filho da Puta, te dou dez segundos para fazer a foto e nada mais”.

A imagem foi para a capa da Placar, sem nenhuma informação a respeito dentro, pois a revista já estava pronta. Veja abaixo: