HOMENAGEM?

Deputado quer barrar honraria a Maurício Souza, autor de declarações homofóbicas

Emidio de Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, tenta evitar que o jogador de vôlei receba condecoração: “Lamentável”

Maurício perdeu emprego na equipe e foi afastado da seleção.Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Emidio de Souza (PT), encaminhou ofício à presidência da Casa, pedindo que seja barrada a homenagem programada para o bolsonarista Mauricio Souza, jogador de vôlei. Ele ganhou notoriedade após declarações e postagens homofóbicas.

Por iniciativa da deputada estadual bolsonarista Letícia Aguiar (Progressistas), Maurício vai receber, no dia 9 de maio, a maior condecoração oferecida pela Alesp: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

Demitido do Minas Tênis Clube e afastado da seleção brasileira de vôlei em 2021, por comentários homofóbicos nas redes sociais, Maurício foi indicado para receber a honraria. “Homenagear atleta homofóbico apequena a imagem da Alesp”, resume Emidio.

Na avaliação do presidente da Comissão de Direitos Humanos, os deputados deveriam homenagear quem está ajudando as pessoas a superar a crise econômica vivida no país.

“Lamentável que deputados bolsonaristas, em vez de homenagear quem têm se destacado ajudando as pessoas a ter comida na mesa, se preocupam em homenagear quem destila ódio e preconceito”, diz Emidio.

No documento enviado à presidência da Alesp, o parlamentar petista destaca que a proposta da deputada bolsonarista em nada contribui para a Honra do Mérito Legislativo.

“É lamentável a tentativa de distinção a um indivíduo que ganhou destaque em razão de seu discurso divisivo de ódio e intolerância contra uma minoria. Diferentes estatísticas apontam o Brasil como um dos países com maior incidência de violência contra a comunidade LGBTQIA+. A democracia requer o convívio respeitoso entre os diferentes e nossa Constituição assegura direitos iguais a todas às pessoas”, justifica.

Maurício é reincidente em postagens homofóbicas

O jogador bolsonarista ganhou projeção depois que a DC Comics divulgou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, iria se descobrir bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos. Depois da publicação, Maurício postou a foto de divulgação do Super-Homem e fez a postagem homofóbica: “Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”.

Esta não foi a primeira vez que o bolsonarista Maurício faz postagens homofóbicas nas redes.

Em outubro de 2017, o jogador publicou: “Sou do tempo que fumar era bonito e dar a bunda era feio! Hoje fumar é feio e dar a bunda é bonito! Sorte que sou velho”, dizia a frase compartilhada por Maurício. Ele repetiu a publicação em agosto de 2021.