CLÃ BOLSONARO

Declaração da ministra Ana Moser provoca chilique coletivo nos filhos de Bolsonaro

Posição da ministra de esportes sobre videogames causou revolta nos filhos do ex-presidente. Curtindo férias em SC, Jair Renan, foi o mais revoltado. Carlos, que praticava o "e-sport" no gabinete, usou o tema para destilar transfobia.

Ana Moser com Lula e Bolsonaro com os filhos.Créditos: Ricardo Stuckert / Instagram
Escrito en ESPORTE el

Discretos nas redes sociais desde a derrota do pai para Lula (PT) nas eleições presidenciais, Flávio, Carlos, Eduardo e Jair Renan, os quatro filhos de Jair Bolsonaro (PL), tiveram um chilique coletivo após a declaração da ministra dos Esportes, Ana Moser, de que videogames - classificados como e-sports - não são esporte.

"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte", disse a ministra em entrevista ao portal Uol.

Ana Moser ainda afirmou não ter a intenção de investir no setor - no meu entendimento, não é esporte - e que pretende priorizar o "esporte raiz", especialmente como forma de interação e promoção social.

A declaração provocou o chilique coletivo nos filhos de Bolsonaro, que atacaram a ministra e começaram a propagar fake news sobre o caso. Durante seu governo, Bolsonaro reduziu quatro vezes os impostos de importação de videogames e consoles, privilegiando a indústria transnacional e ignorando o desenvolvimento do setor no país - que deve ser feito via Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Chiliques

Principal lobista do setor de games no clã, Jair Renan Bolsonaro, o filho 04, interrompeu as postagens das férias na Praia Brava, em Santa Catarina, para atacar o governo Lula.

"Eu avisei", escreveu sobre especulações de que o governo vai revogar o corte de impostos do setor.

Outro que ficou chateado com a declaração foi o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) que, segundo o ex-funcionário do clã Marcelo Nogueira, jogava videogame no gabinete quando foi eleito, aos 17 anos, enquanto a madrasta Ana Cristina Valle, mãe de Jair Renan, implantava o esquema de corrupção das "rachadinhas".

"Enquanto @jairmessiasbolsonaro abaixou o imposto dos games surge hoje Ministro do lula dando entender que aumentará os tributos reduzidos no setor e que vai deixá-lo de lado, alem de defender que homens biológicos possam duelar em esportes com mulheres. Algo cientificamente desigual quando trata-se de caraterísticas físicas humanas", escreveu Carlos Bolsonaro, usando o tema para atacar transexuais.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também atacaram a ministra nos stories do Instagra, compartilhando a publicação do irmão, Carlos.