FUTEBOL

Pesquisa aponta quais as torcidas mais fanáticas e as mais fiéis do Brasil

Conclusão do levantamento “O Maior Raio-x do Torcedor”, realizado pela Quaest, surpreendeu; veja o resultado

Pesquisa divulgou mais um recorte.Créditos: Divulgação
Escrito en ESPORTE el

A Pesquisa “O Maior Raio-x do Torcedor”, realizada pela Quaest e encomendada pela CNN e Rádio Itatiaia, divulgou mais um corte com resultados surpreendentes. Desta vez, o estudo levantou quais as torcidas mais fanáticas e as mais fiéis do Brasil.

A conclusão do trabalho é que dois clubes do Nordeste têm as torcidas mais fanáticas, enquanto dois gaúchos contam com as mais fiéis.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto! 
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.

Ao todo, 30% dos entrevistados responderam que são fanáticos, sendo a maior parte entre 16 e 30 anos (36%).

Os dois líderes do ranking de torcidas fanáticas apresentaram resultados bem semelhantes: Sport Recife recebeu 45%, em primeiro, e Bahia, com 43%, vem em segundo.

Na sequência, Vasco, com 41, em terceiro; Flamengo, 36, em quarto; Internacional, 29%, em quinto.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Em relação à fidelidade dos torcedores, os gaúchos dominaram. Os grandes rivais Internacional e Grêmio lideram o ranking dos torcedores que garantiram não torcer para nenhum outro clube no país. Ambos receberam 82%.

A pesquisa indica, também, que os torcedores mais velhos têm o hábito de torcer para mais de um clube brasileiro. São 37% com mais de 51 anos. Na faixa etária entre 16 e 30 anos, o número despenca para 24%. Entre 31 e 50 anos, são 29%.

A lista dos primeiros, além de contar com Internacional e Grêmio, ambos com 82%, tem novamente o Bahia em segundo, com 71%; Atlético-MG em terceiro, com 70%; e empatados na quarta colocação, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo, com 69%.

Há confirmações e novidades entre as maiores torcidas do país

De acordo com o trabalho, um em cada quatro brasileiros torce para o Flamengo. O clube do Rio apareceu em primeiro no ranking, com 24% dos votos. Em segundo, o Corinthians, com 18%.

A novidade apareceu no terceiro lugar. A torcida do São Paulo, que tradicionalmente ocupava a colocação, foi superada pela do Palmeiras, que recebeu 9% dos votos, contra 8% dos tricolores.

Os rivais de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, apareceram empatados atrás do São Paulo, com 5%.

A dobradinha mineira também surpreendeu, pois Atlético e Cruzeiro tiraram do grupo dos cinco primeiros colocados o Vasco, que sempre aparecia no top 5.

Veja lista das oito primeiras torcidas:

1-Flamengo - 24%;

2-Corinthians - 18%;

3-Palmeiras - 9%;

4-São Paulo - 8%;

5-Atlético Mineiro e Cruzeiro - 5%;

6-Vasco - 4%;

7-Grêmio e Santos - 3%;

8-Bahia, Internacional e Sport - 2%.

A pesquisa ouviu 6.507 entrevistados, no formato presencial, com pessoas com 16 anos ou mais e que se declararam amantes do futebol, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.