CAIU

Rogério Ceni é demitido do São Paulo; quem será o novo treinador do tricolor?

Ídolo do clube cai após um ano e meio de trabalho com críticas ao desempenho e sem títulos

Ceni cai após resultados decepcionantes no Paulista, na Copa do Brasil e na SulamericanaCréditos: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Escrito en ESPORTE el

Na tarde desta quarta-feira (19), o São Paulo Futebol Clube anunciou a demissão do treinador Rogério Ceni. O ídolo do clube foi demitido após a vitória do tricolor contra o Puerto Cabello pela Copa Sul-Americana nesta terça-feira.

Ceni estava no clube desde outubro de 2021 e, desde então, não conquistou nenhum título. Ao longo do período, Rogério acumulou um aproveitamento de 55% ao longo de 106 jogos, com 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas.

Porém, a falta criatividade técnica e o baixo desempenho ofensivo do São Paulo contra o fraquíssimo time venezuelano levou à queda do treinador e de sua equipe técnica.

"O São Paulo Futebol Clube anuncia a saída de Rogério Ceni da função de treinador nesta quarta (19). Também deixam suas funções os auxiliares técnicos Charles Hembert, Leandro Macagnan, Nelson Simões e o preparador Danilo Augusto", disse o clube em nota.

"O Clube agradece aos profissionais pela dedicação de todos durante o período de quase 18 meses de trabalho nesta passagem que trouxe dois vice-campeonatos como resultados esportivos mais relevantes", continuou.

"O São Paulo Futebol Clube destaca que está sempre de portas abertas para o ídolo Rogério Ceni, embora os caminhos profissionais sigam direções diferentes no momento", completou.

A passagem de Rogério foi a segunda pelo cargo no tricolor. Anteriormente, ele havia tido um desempenho muito pior e foi demitido com meses de trabalho. Ao longo de sua carreira, ganhou, um Brasileiro, uma Carioca e uma Supercopa do Brasil pelo Flamengo, além de dois Campeonatos Cearenses, uma Copa do Nordeste e uma Série B pelo Fortaleza.

Novo treinador do São Paulo

O novo treinador do São Paulo ainda não foi confirmado pela diretoria. Existem alguns nomes sendo especulados entre torcedores e na mídia especializada que cobre o tricolor.

Entre os nomes mais fortes estão o de Dorival Júnior - demitido do Flamengo após ser campeão da Libertadores e da Copa do Brasil -, além de especulações sobre a volta de Juan Carlos Osório - que deixou o clube em 2015 para treinar a Seleção Mexicana e está sem clube até o momento.

Outros treinadores citados são Vitor Pereira - demitido do Flamengo na semana passada, mas que não é aprovado pela maioria da torcida -, além de outros nomes menos prováveis, como Tata Martino, André Villas Boas, Ricardo Gallardo e Maurício Pochettino.

O jornalista Gabriel de Sá, da Jovem Pan Esportes, crava que o nome escolhido pela diretoria tricolor é o de Dorival Júnior. Em 2017, ele também foi contratado para substituir Rogério Ceni.