No Chile, Piñera convoca para abril plebiscito sobre nova Constituição

Medida visa dar uma resposta a uma das principais exigências dos protestos que tomaram as ruas do país no último mês

Sebastián Piñera (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, convocou na última sexta-feira (27) um plebiscito para o dia 26 de abril que tem o objetivo de dar início ao processo de reforma da atual Constituição do país. A medida visa dar uma resposta a uma das principais exigências dos protestos que tomaram as ruas chilenas no último mês.
"Esta não é uma eleição qualquer. Com esta ação democrática e republicana, vamos ter que escolher entre duas alternativas, ambas igualmente legítimas e democráticas", explicou Piñera, durante cerimônia no Palácio de La Moneda, sede do governo.
A Constituição atual do Chile foi criada em 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet, general do Exército exaltado pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Os protestos no Chile foram alvo de intensa repressão policial, tendo o saldo de pelo menos 24 mortos. A oposição ao governo de Piñera considera a Constituição como uma das causas da desigualdade no país. Em seus 209 anos de história independente, o Chile teve dez diferentes cartas magnas, mas nenhuma foi resultado de uma assembleia constituinte.