Joe Biden promete que seu governo terá “força-tarefa contra o coronavírus”

Críticas à forma como o governo de Trump lidou com a pandemia foram uma das tônicas da campanha do presidente eleito. “Vamos iniciar um novo momento no combate a essa doença”, garantiu

Joe Biden em campanha na Geórgia - Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste domingo (8) que mudará drasticamente a política do seu país a respeito de como lidar com a pandemia.

Em declaração dada após uma missa, em uma igreja em Delaware (estado onde mora e que representa como senador), o líder do Partido Democrata prometeu a criação de uma força-tarefa para combater a pandemia de covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.

Uma das estratégias mais claras durante a campanha eleitoral de Biden foram as críticas à forma como o governo de Donald Trump lidou com a pandemia. Agora, como presidente eleito, ele garantiu que as coisas vão mudar: “vamos iniciar um novo momento no combate a essa doença”.

Biden também deu alguns detalhes sobre como funcionará essa política: será formada por 12 especialistas que estarão encarregados de elaborar uma política nacional para enfrentar a crise sanitária, incluindo o uso de material de proteção, a aquisição de distribuição de vacinas, entre outros aspectos.

O presidente eleito também afirmou que trabalhará na conformação da equipe de especialista já durante a transição.

Biden não quis afirmar, porém, se o epidemiologista Anthony Fauci, que chegou a fazer parte da equipe que assessorou o governo de Trump este ano, fará parte da sua iniciativa. Durante a campanha, Fauci foi acusado por Trump de ser “ideológico”, depois que o cientista reclamou na Justiça pelo fato de que sua campanha usou um vídeo seu sem autorização para defender a reeleição do atual presidente.