Chanceler da Venezuela acusa EUA de usar ameaças ao país para desviar atenção da crise do coronavírus

Segundo Jorge Arreaza, o governo de Trump “tenta distrair a opinião pública para que ela não perceba que a crise de saúde mostra como seu sistema precisa ser mudado, por um que proteja seus cidadãos”

Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores da Venezuela (Foto: Flickr / Chancelaria venezuelana)
Escrito en GLOBAL el

Em uma entrevista à imprensa local, nesta terça-feira (14), o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza criticou novamente o governo dos Estados Unidos e a operação com a qual visa cercar militarmente o seu país e ameaçar com um ataque militar, com a justificativa de “lutar contra o narcotráfico”.

Segundo Arreaza, os Estados Unidos estão “usando essas ameaças à Venezuela para desviar a atenção da crise que vivem em seu país, devido ao covid-19.

Em sua declaração, o diplomata venezuelano enfatizou que “a situação que vivem hoje os Estados Unidos faz com que precisem distrair a opinião pública, para que ela não perceba que esta crise de saúde de que vive hoje só se solucionará com uma transição, o país terá que mudar seu sistema por um que proteja seus cidadãos”.

A “transição” citada na última frase de Arreaza pode ser lida como um revide irônico a uma recente declaração do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, na qual falou que a Venezuela precisa de um “governo de transição”.