Deputados democratas pedem que FBI investigue áudios vazados de Trump

Parlamentares acusam o atual presidente de estar envolvido em uma "conspiração"

Donald Trump (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Dois deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos acionaram o diretor do FBI, Christopher Wray, pedindo que seja aberta uma investigação contra o presidente Donald Trump por conta dos áudios que mostram uma tentativa de manipulação da apuração no estado da Georgia.

Segundo reportagem do Washington Post, Trump teria se comunicado no sábado (2) com Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia e membro do Partido Republicano (o mesmo do atual presidente estadunidense), para exigir que ele “encontre 11.780 votos” a seu favor, o suficiente para que fosse revertida a sua desvantagem para Joe Biden, do Partido Democrata, que venceu nesse estado e no colégio eleitoral a nível nacional, e é o presidente eleito do país até o momento.

"Como membros do Congresso e ex-promotores, acreditamos que Donald Trump se envolveu na solicitação ou conspiração para cometer uma série de crimes eleitorais", escreveram os representantes Ted Lieu e Kathleen Rice em carta enviada a Wray na segunda-feira.

"Pedimos que você abra imediatamente uma investigação criminal contra o presidente", completa a mensagem.

A gravação do telefonema de Trump com Raffensperger traz uma série de investidas contra o resultado eleitoral. "“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. Não há nada de errado em dizer que, você sabe, que você recalculou (os resultados)”, disse o presidente em trecho da conversa.