Bélgica e França registram presença do vírus da gripe aviária

Surto teria se iniciado em dezembro, em granjas no Sul da Bélgica, se espalhado por boa parte do país e encontrado também no Norte da França

Escrito en GLOBAL el

A Agência Federal de Segurança Alimentar da Bélgica informou nesta quinta-feira (7) que uma variante altamente contagiosa da gripe aviária foi detectada em granjas da região de Menen, no Sudoeste do país.

As autoridades belgas explicaram que os casos haviam sido identificados em 8 de dezembro de 2020, e que, posteriormente, novos casos registrados teriam demonstrado que o vírus se espalhou por várias fazendas do país, e que também foram encontrados casos no Norte da França, perto da cidade de Lille.

De acordo com o informe belga, em todas as granjas onde se identificaram a presença do vírus foram obrigadas a sacrificar todas as aves, para evitar a contaminação de humanos. Além disso, os avicultores das regiões atingidas também tiveram que adotar medidas sanitárias rigorosas para poder retomar suas atividades.

No caso da França, foram identificados 124 focos da doença em granjas do norte do país, no final do mês de dezembro, também de acordo às autoridades locais. O Ministério de Agricultura e Pecuária da França informou que ao menos 350 mil aves tiveram que ser abatidas.

Tanto as autoridades da Bélgica quanto as da França asseguram que não há indícios de humanos contagiados, mas afirmam que estão observando a situação.