TRAGÉDIA

VÍDEOS: O que é ciclone bomba que já matou dezenas de pessoas nos EUA

Milhares de voos foram cancelados nos EUA e no Canadá, impedindo que muitas pessoas chegassem em casa durante o Natal; veja imagens impressionantes

Nevascas cobrem os Estados Unidos.Créditos: Reprodução/Twitter NWS Buffalo
Escrito en GLOBAL el

Um fenômeno natural que, em poucas horas, faz as temperaturas despencarem e chegarem até -45ºC e -56ºC está assombrando os Estados Unidos. Além do frio intenso, há a ocorrência de nevascas e tempestades, com ventos que ultrapassam 120 km/h.

Trata-se do ciclone bomba, que também atingiu estados do Canadá, nos últimos dias. Até o momento, há registro de, pelo menos, 50 mortes entre os dois países em consequência do fenômeno.

Autoridades estadunidenses anunciaram a morte de 25 pessoas somente na cidade de Buffalo, no estado de Nova York. O município foi classificado como uma “zona de guerra”. Há falta de energia e estradas bloqueadas, o que atrapalha ainda mais o trabalho das equipes de emergência.

No Canadá, foram registradas quatro mortes, depois que um ônibus capotou em uma estrada cheia de gelo perto da cidade de Merritt, na província ocidental da Colúmbia Britânica.

Especialistas ouvidos pela BBC News afirmaram que a formação desse fenômeno acontece por causa do encontro de duas massas: uma de ar quente e outra de ar frio. A força desse sistema depende do contraste entre elas.

“Trata-se de um ar frio que vem muito forte dos polos e se encontra com o ar quente da região. Ele se desloca como uma bolha de ar frio muito forte, causando uma queda de pressão e temperaturas, com condições para a formação de muita queda de neve. Esse nome ‘bomba’ é por conta da grande queda de pressão”, revelou o meteorologista e consultor climático Francisco de Assis.

O fenômeno é relativamente comum nessas regiões. Porém, não com tamanha intensidade.

Nos últimos dias, milhares de voos foram cancelados nos Estados Unidos e no Canadá, o que impediu que muitas pessoas chegassem a suas casas para as festas de Natal.

Reprodução/Twitter Álvaro Vieira

Mortos são encontrados dentro de carros ou sob a neve

O cenário é de devastação. Alguns mortos foram encontrados dentro de carros ou sob a neve. Óbitos relacionados ao ciclone bomba também foram relatados nos estados de Vermont, Ohio, Missouri, Wisconsin, Kansas e Colorado. Montana, no oeste dos EUA, é um dos mais atingidos, com temperaturas que chegaram a -45ºC.

Kathy Hochul, governadora do estado de Nova York, declarou, no domingo (25), que “isso ficará para a história como a tempestade mais devastadora em Buffalo”.

No Canadá, as províncias de Ontário e Quebec são as mais atingidas. Em Quebec, quase 120 mil casas estão sem energia. Autoridades afirmaram que pode levar dias para a situação se normalizar.

Veja as imagens: