RÚSSIA X UCRÂNIA

Rússia e Ucrânia encerram negociações e ataques a Kiev se intensificam

Jornalista brasileiro em Kiev diz que as explosões foram as mais fortes e as mais próximas do centro desde o início da invasão russa. "Vi dois clarões vermelhos no céu"

Russos e ucranianos se encontraram para negociar nesta segunda-feiraCréditos: Alexander Kryazhev/POOL/TASS
Escrito en GLOBAL el

A reunião que durou 5 horas entre Rússia e Ucrânia terminou nesta segunda-feira (28). Segundo a agência de notícias russa TASS, os participantes devem fazer comentários para a imprensa mais tarde sobre os resultados das negociações. 

A agência russa RIA informou que os representantes dos dois países irão se reunir com seus governos para consultas antes de uma segunda rodada de acordos. 

O assessor presidencial Vladimir Medinsky está liderando a delegação russa, enquanto Alexey Reznikov está responsável pelos ucranianos. Medinsky disse anteriormente que os russos estavam dispostos a negociar com os ucranianos pelo tempo necessário para fechar acordos.

Esta é a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da guerra, no dia 24 de fevereiro. Para os ucranianos, os principais objetivos da negociação são um cessar-fogo imediato e uma saída das tropas russas do país. 

Explosões mais fortes desde o início da guerra

O correspondente do SBT Sérgio Utsch, que está em Kiev cobrindo a guerra, informou que, logo após o fim das negociações, os ataques à capital se intensificaram. Segundo ele, as explosões foram "as mais fortes e as mais próximas do centro de Kiev" desde o início da guerra.

"Vi dois clarões vermelhos no céu, muito mais perto do que nas outras vezes. Não houve sirenes antes. Sirenes tocam agora, minutos depois das explosões. Ao fundo, ouvimos o que me pareceu barulho de aviões. Trens suspensos em Kiev. Milhares de pessoas que tentavam sair estão agora no abrigo antiaéreo da estação central da cidade", relatou, por volta das 14h.

O jornalista Yan Boechat também informou que "três explosões muito fortes foram ouvidas no centro da cidade". "Com o fim da reunião sem acordo entre Rússia e Ucrânia expectativa é de que essa seja a noite mais violenta dessa guerra", escreveu.