RESPEITO INTERNACIONAL

VÍDEO: Presidente do México rasga elogios a Lula; "Importante líder que foi preso injustamente"

Andrés Manuel López Obrador e Lula se reúnem na quarta-feira

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, fala sobre Lula em coletiva de imprensa.Créditos: Divulgação/Governo do México
Escrito en GLOBAL el

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (1), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, falou sobre a reunião que terá com o ex-presidente Lula (PT) na quarta-feira (2). O petista já está em solo mexicano e foi recebido, na noite de segunda-feira (28), pelo ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard. 

"Lula é um líder reconhecido, muito importante no Brasil, na América Latina e, eu diria, no mundo. Vou recebê-lo com respeito, com admiração, porque ele foi vítima de um ato autoritário e repressivo, fabricaram crimes contra ele e o mantiveram preso injustamente", declarou Obrador. 

"Então, simpatizamos com Lula e sobretudo com o que ele representa, que os líderes sociais, os líderes políticos que lutam pelo povo e que às vezes têm que enfrentar grupos conservadores, oligarquias, não sejam perseguidos. Então, Lula é bem-vindo", prosseguiu o mandatário mexicano. 

Assista

Agenda no México 

Além do encontro com AMLO, como é conhecido o presidente mexicano, Lula falará para deputados e senadores do México, e também se encontrará com lideranças políticas do Morena, partido do mandatário. 

Trata-se da primeira agenda internacional do ano feita por Lula, que no ano passado realizou um giro pela Europa e foi recebido nos países como chefe de Estado. 

A viagem ao México acontece após convite feito por Obrador, que é de centro-esquerda e que, em inúmeras situações, prestou apoio ao ex-presidente brasileiro.

Em março do ano passado, por exemplo, AMLO celebrou a anulação das sentenças condenatórias do petista.

Acompanham Lula em sua agenda a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, que é presidente da Fundação Perseu Abramo, e o senador Humberto Costa (PT-PE).