CHE GUEVARA

Homem que executou Che Guevara morre aos 80 anos em Santa Cruz de la Sierra

“'Fique sereno', me disse, 'e mire bem! Vai matar um homem!' Então, dei um passo para trás, até a soleira da porta, fechei os olhos e atirei", contou o militar

Che Guevara.Créditos: Alberto Korda
Escrito en GLOBAL el

O militar boliviano Mario Terán Salazar, o homem que executou, em 1967, o guerrilheiro argentino-cubano Ernesto "Che" Guevara, morreu nesta quinta-feira (10), aos 80 anos, em Santa Cruz de la Sierra, no leste da Bolívia, de acordo com pessoas próximas.

O jornal argentino Clarín afirma que pessoas próximas informaram que Terán Salazar estava doente, mas a enfermidade não foi especificada. Ele deixa uma esposa e dois filhos.

O hospital se recusou a confirmar a morte e a causa por "confidencialidade médica".

Morte de Che Guevara

Che Guevara foi detido pelo exército boliviano em 8 de outubro de 1967, com apoio de dois agentes da CIA cubano-americanos.

Che estava à frente de um grupo de guerrilheiros que tinha sobrevivido a combates, à fome e a doenças.

Ferido em combate, foi levado para uma escola abandonada no povoado de La Higuera.

Ali passou sua última noite. Foi crivado de balas no dia seguinte por Terán com o aval do então presidente René Barrientos (1964-1969), um anticomunista ferrenho.

"Você vai matar um homem"

"Esse foi o pior momento da minha vida. Nesse momento, vi o Che grande, muito grande, enorme. Seus olhos brilhavam intensamente", relatou Terán na época.

"Sentia que se jogava em cima de mim e quando me olhou fixamente, tive um enjoo. Pensei que com um movimento rápido, o Che poderia tirar minha arma. 'Fique sereno - me disse - e mire bem! Vai matar um homem!' Então, dei um passo para trás, até a soleira da porta, fechei os olhos e atirei", contou o militar.

O tiro, dado a queima-roupa, forjou o maior herói da América Latina e um dos maiores do planeta.

Após 30 anos de serviço, Terán se reformou e se manteve no anonimato, evitando a imprensa. Chegou, inclusive, a afirmar que o assassino de Guevara não tinha sido ele, mas outro militar com mesmo nome e sobrenome.