GUERRA NA UCRÂNIA

História suspeita: Ucrânia confirma morte de negociador de paz capturado pelas forças de segurança

Denis Kireev participou da primeira rodada de conversas de paz com a Rússia

Denis Kireev participou da primeira rodada de conversas de paz da Ucrânia com a Rússia.Créditos: Ministério da Relações Exteriores da Bielorrússia
Escrito en GLOBAL el

A Ucrânia confirmou no sábado (5) a morte do banqueiro Denis Kireev, um dos membros da delegação ucraniana que participou da primeira conversa de paz com a Rússia. Kireev foi capturado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) acusado de traição e teria sido executado dentro das instalações do SBU.

A morte suspeita começou a ser noticiada na manhã do sábado e foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Ucrânia no fim do dia. O governo ucraniano, no entanto, não revelou as condições em que o banqueiro estava e a causa da morte.

"Durante o desempenho de tarefas especiais, três oficiais de inteligência foram mortos - funcionários da Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia: Alexei Ivanovich, Chibineev Valery Viktorovich e Denis Borisovich Kireev", diz mensagem divulgada nas redes sociais.

Segundo informações de agências russas e da imprensa ucraniana, o negociador de paz foi assassinado a tiros próximo do centro da capital Kiev. Ele teria sido morto ao ser capturado pelas forças de segurança por suspeitas de "alta traição". Segundo a mídia local, o governo teria interceptado conversas telefônicas do negociador de paz.

O deputado ucraniano Oleksandr Dubinsky foi um dos que divulgou essa versão em seu canal de Telegram. O SBU não comentou sobre essa suspeita.

A primeira rodada de negociações aconteceu no dia 28 de fevereiro, na Bielorrússia, sem grandes avanços. Na segunda conversa, realizada em 3 de março, foi acertada a criação de corredores humanitários. Há a expectativa de um novo encontro entre negociadores da Rússia e da Ucrânia na segunda-feira (7).