PORTUGAL

Professor da Universidade do Porto que insultava brasileiras é demitido

Pedro Cosme Vieira, da Faculdade de Economia, um xenófobo reacionário assumido, foi expulso da prestigiada instituição portuguesa após chamar estudantes do Brasil de “mercadorias”

Alunos na frente da Universidade do Porto.Créditos: ZAP.aeiou/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A direção da Universidade do Porto, respeitada instituição de ensino superior de Portugal, decidiu por maioria de votos no Senado Acadêmico, demitir o professor Pedro Cosme Vieira, da Faculdade de Economia, após o docente insultar alunas brasileiras. O desligamento foi publicado no Diário da República.

Cosme Vieira disse durante uma aula que as brasileiras eram “mercadorias”, além de já ter sido acusado de discurso xenófobo aberto contra estrangeiros que vivem em Portugal, sobretudo aqueles vindos do Brasil. O acadêmico tinha sido suspenso inicialmente por 90 dias, ainda em 2021, depois que um documento assinado por 129 alunos o denunciou à reitoria.

Um outro professor da Universidade do Porto, da Faculdade de Direito, cuja identidade não foi revelada, responde a um processo semelhante por comentários sexistas contra uma aluna brasileira, que durante a realização de uma prova de sua disciplina ouviu do docente, que olhava para seus seios, que ela estava “muito destapada” (decotada).

Casos do tipo têm se multiplicado no pequeno país europeu e em outras instituições. Um professor de Direito da Universidade de Lisboa enfrenta também um processo disciplinar por ofender e assediar moralmente seus alunos. No episódio que culminou com seu afastamento, o acadêmico disse a uma aluna que o feminismo era análogo ao nazismo.