DIPLOMACIA

ONU e Parlamento Europeu repudiam violência policial defendida por Bolsonaro

A chacina da Vila Cruzeiro e o assassinato de Genivaldo Santos pela PRF se tornaram objeto de discussão das duas organizações internacionais

ONU e Parlamento Europeu repudiam violência policial defendida por Bolsonaro.
Escrito en GLOBAL el

A chacina da Vila Cruzeiro e o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos por policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) se tornaram assuntos de preocupação na ONU e no Parlamento Europeu. 

Uma proposta elaborada por movimentos sociais foi entregue ao Parlamento Europeu para que este elabore uma moção de urgência  em relação à situação de violência policial no Brasil. 

Em outra esfera de atuação, membros da Comissão Arns irão se reunir com representantes regionais da ONU para apresentar um informe sobre os casos da chacina da Vila Cruzeiro e o assassinato de Genivaldo. Também será discutida a atuação do poder executivo. 

Como resposta, a ONU solicitou explicações e investigações independentes em relação aos casos, repetidamente denunciados por diferentes órgãos das Nações Unidas. 

Além disso, o Grupo Social-Democrata, que conta com 145 deputados de 26 países, sugeriu a adoção de uma resolução de emergência sobre a violência policial no Brasil. Nesta quarta, a Conferência dos Presidentes do Parlamento decidirá quais das resoluções de emergência serão levadas ao plenário para uma eventual adoção. 

As possíveis medidas a serem adotadas pelo Parlamento Europeu não resultam em sanções contra o Brasil e tampouco em impacto concreto imediato. Porém, segundo o jornalista Jamil Chade, no UOL, sinaliza que a Europa não está de acordo com as políticas de direitos humanos no país e que não está disposta a se aproximar diante de tal cenário. 

 

 

 

Com informações do UOL